LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

"Angolanos, a UNITA ganhou as eleições!" — Adalberto vai à luta, TC confirma reclamação 03 Setembro 2022

Esta sexta-feira o líder da Unita, Adalberto Costa Júnior, assume pela primeira vez que o partido da oposição é supostamente o vencedor das eleições do dia 24-8 e anunciou que entregou a reclamação ao Tribunal Constitucional com vista à recontagem dos votos.

São alegadamente trezentos mil votos, que podem mudar tudo... A recontagem pode dar a Unita como vencedora, reclama o líder do partido e candidato presidencial.

"Não aceitamos os resultados eleitorais divulgados. Interpusemos uma ação legal para anular as eleições. Esperamos que a CNE compare as actas que tem com as que deu aos partidos da oposição. Angolanos, a UNITA ganhou as eleições! Vamos defender a soberania do povo e o seu voto", escreve Adalberto na conta Twitter, ao meio-dia desta sexta.

Em nenhum momento das suas intervenções, o líder da Unita pede a anulação das eleições. Pede sim a recontagem dos votos. Um pedido que os analistas estão a considerar ser fundamentado nas provas existentes.

Apoios de figuras do MPLA para a reconciliação nacional

Questionado sobre o facto de Welwitschia dos Santos e o antigo primeiro-ministro, Marcolino Moco, terem anunciado o apoio à UNITA, o líder deste partido afirma: "Estes apoios são importantes porque nós saímos de um país que teve uma longa guerra. Um país que tem ainda desafios enormes de reconciliação nacional".

Adalberto Costa defende a união de forças para derrotar o MPLA: "As nossas listas têm membros da UNITA, têm membros de dois outros partidos, têm membros da sociedade civil e nós não fechamos a porta no âmbito da negociação estratégica, para uma maioria parlamentar, uma governação e também a realização das autarquias locais".

Assume que para evitar a dispersão de voto, "fizemos algumas opções, no sentido da confiança política. E hoje nós temos nas listas da UNITA muita gente que veio do MPLA".

Fontes: Twitter/Instagram Tchizé_dos_Santos

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project