REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Anti-Covid: China aprova 1ª vacina 17 Agosto 2020

A República Popular da China, onde o surto começou o ano passado, anunciou hoje (2ªfª, 17) que patenteou a sua primeira vacina anti-Covid, cuja eficácia está comprovada pelos testes da Fase III, de acordo com os critérios da OMS.

Anti-Covid: China aprova 1ª vacina

A vacina anti-Covid foi desenvolvida no Instituto das Ciências Médicas e laboratório associado, anuncia a agência noticiosa oficial Xinhua.

Os testes envolveram países como a Indonésia e as Filipinas que se candidataram, assim, a ser dos primeiros a estabelecer acordos de produção com a China.

A Indonésia anunciou no sábado, 15, que fechou as fronteiras ao turismo mas espera que essa interdição "tenha curta duração, dado o avanço da vacina anti-Covid".

A produção da vacina chinesa na Indonésia vai começar "dentro em breve", como anunciou, na semana passada, o presidente Joko Widodo numa visita a uma fábrica da farmacêutica estatal Bio Farma em Bandung.

"Até que todos os indonésios estejam vacinados, não estamos seguros", disse o presidente indonésio ao explicar que a fábrica vai produzir 250 milhões de doses por ano, segundo o Jakarta Times.

Vacina da China na América Latina

Recorde-se que, há três semanas, o ministro chinês dos Negócios Estrangeiros anunciou um empréstimo de 1 bilião de dólares aos países da América Latina e Caraíbas, destinado ao desenvolvimento da vacina anti-Covid.

Essa reunião por videoconferência, em 23 de julho, com representantes diplomáticos da Argentina, Barbados, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, R. Dominicana, Equador, Panamá, Peru, Trinidad e Tobago e Uruguai foi presidida por Wang Yi e o seu homólogo mexicano Marcelo Ebrard.

A América Latina é a região mais flagelada pela pandemia. O Brasil, Peru e México estão no indesejável pódio mundial de óbitos devido à doença do coronavírus.

Fontes: Japan Times/Reuters/SCMP/outras referidas. Foto (Xinhua): A vacina já tem patente e, segundo Pequim, segue os critérios da OMS — que ainda terá de se pronunciar.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project