A famosa aldeia austríaca Hallstatt é parte do Património Mundial da Humanidade e recebe por dia cerca de dez mil visitantes durante a época alta. Segundo o último censo, contavam-se pouco mais de 950 residentes.
Uma centena esteve no protesto no domingo a pedir "limites radicais para o turismo em massa". Avançaram com a proposta de proibir a entrada de autocarros depois das 17:00, hora local.
Bom para a economia, mas há demasiados. Os habitantes, apesar de reconhecerem que o turismo tem sido bom para a economia local, afirmam que há demasiados turistas.
Muitos visitantes chegam à procura da selfie perfeita, mas os habitantes decidiram erigir uma "vedação anti-selfie" no início deste ano, de forma a bloquear parte da vista da montanha e a desencorajar os turistas e evitar a poluição sonora assim criada.
Réplica chinesa
Nos últimos anos, a popularidade de Hallstatt tem vindo a aumentar, em parte devido à filmagem de algumas cenas para um drama sul-coreano em 2006 que contribuiu para a explosão da popularidade da aldeia na Ásia.
Na China foi até construída uma réplica desta aldeia austríaca.
Fontes: Sky News/BBC/