Prefaciado pela escritora uruguaia, de nacionalidade espanhola, Carmen Posadas, o livro pretende, através da escrita, contribuir para a igualdade de participação e reforço do posicionamento da mulher na literatura. “É também uma oportunidade para as mulheres, ainda desconhecidas nas lides da literatura, revelarem o seu talento”.
De acordo com a organização, o referido projeto literário, de periodicidade anual, assume um “forte” cariz social, em que a Associação Cabo-verdiana de Luta Contra Violência baseada no Género (ACLCVBG) e a Associação Cabo-verdiana de Luta Contra o Cancro (ACLCC) são as entidades beneficiárias na íntegra do montante a arrecadar pela venda da antologia.
De referir que, nesta publicação do primeiro volume da antologia “Mulheres e seus destinos”, cada autora apresenta uma poesia, prosa ou ilustração sobre a temática da mulher.
Carmen Posadas é autora de ensaios, guiões de cinema e de televisão, relatos e vários romances, entre os quais se destaca «Pequenas Infâmias». Este título foi galardoado com o Prémio Planeta de 1998 e foi objecto de críticas excelentes no «The New York Times» e no «The Washington Post». Os seus livros foram traduzidos para 23 línguas e são publicados em mais de 40 países.
Em 2002, a revista «Newsweek» aclamou Carmen Posadas como “uma das autoras latino-americanas mais relevantes da sua geração”. O seu mais recente livro, “La maestra de Títeres”, foi publicado, em Outubro de 2018.
CL