ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Apagão de mais de 6H no Facebook por defeito de "configuração" — Erro interno custa $seis bi. a Mark Zuckerberg 07 Outubro 2021

Seis mil milhões de dólares — seis ou sete biliões, segundo as fontes — custou a Mark Zuckerberg o apagão de segunda-feira que deixou o mundo sem Facebook, Instagram ou WhatsApp durante mais de seis horas.

Apagão de mais de 6H no Facebook por  defeito de

A gigantesca perda de seis biliões, ou seja seis mil milhões, de dólares (mais de 550 mil milhões CVE, 550 milhões de contos) resulta do "apagão" do Facebook — a incluir as suas plataformas Instagram, WhatsApp e Messenger — que começou minutos antes das treze horas de segunda-feira em Cabo Verde e deixou sem serviço milhões de pessoas em todo o planeta.

Nesta quarta-feira, em que a especializada Blooomberg indica seis "biliões" e outros media sete "biliões", confirma-se que, apesar de continuar muito rico, Mark Zuckerberg tem agora menos motivos para sorrir.

Entretanto, o vice-presidente de infraestruturas desta rede social, Santosh Janardhan, afirmou que "os serviços não ficaram inativos por atividade maliciosa". Foi por "um erro causado por nós próprios", lê-se no blogue da empresa sita em Menlo Park, Califórnia.

Segundo Janardhan, os esforços que têm sido feitos nos últimos anos para proteger os sistemas de possíveis ataques externos foram uma das causas que fizeram demorar o tempo de resposta para resolver o problema.

No contexto da explosiva revelação destes três últimos dias, desde domingo, 3, assume particular significado a afirmação seguinte.

"Acredito que se o preço a pagar por uma maior segurança do sistema no dia-a-dia é uma recuperação mais lenta dos serviços, vale a pena", rematou Santosh Janardhan.
...
Fontes: Bloomberg/WSJ/AFP/...Relacionado: "Facebook prefere lucro à segurança" e deu gás à invasão do Congresso, delata diretora Haugen, 04.out.021. Foto: A profissão de fé na segurança surge dois dias depois da explosiva denúncia de Frances Haugen: "Facebook prefere lucro à segurança".

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project