ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Aposta com quadro jovem nos Mosteiros: Fábio Vieira é candidato do PAICV à presidência da Câmara Municipal 20 Maio 2020

É já oficial. Fábio Humberto da Rosa Alves Vieira, escritor com incursão na investigação científica, é o candidato do PAICV para suceder o edil Carlos Fernandinho Teixeira na Câmara Municipal dos Mosteiros, na ilha do Fogo. Doutorando em Ciência Política, Fábio é um jovem com um percurso político e académico notável e conhecedor das terras de Café e Talaia-baxu. É que Fábio, um dos colaboradores próximos do atual Presidente da Câmara, responde, na qualidade de vereador profissional, pelas áreas da Juventude, Turismo, Cultura e Desporto.

 Aposta com quadro jovem  nos Mosteiros: Fábio Vieira é candidato do PAICV à presidência da Câmara Municipal

O candidato à presidência do Município dos Mosteiros tem já assegurado a aprovação da liderança nacional e da máquina do PAICV e seus militantes no concelho, já que é o líder local do partido neste momento. A meta, segundo envolvidos no processo, é vencer o pleito eleitoral que se avizinha, «dando continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido há mais de uma década pelo executivo de Carlos Fernandinho Teixeira e lançar um nova visão para o desenvolvimento harmonioso dos Mosteiros nos próximos anos».

Segundo fontes deste jornal, Fábio Humberto da Rosa Alves Vieira é natural dos Mosteiros, onde nasceu a 23 de Novembro de 1980. Reside, há vários anos, na zona de Queimada-Trás, um dos bairros em expansão do mesmo concelho.

Incursão pela ciência e ensino

A fazer fé no seu currículo, Fábio conta com uma formação académica de nível superior notável. É doutorando em Ciência Política pela Universidade de Aveiro, com a tese: A elite política local em Cabo Verde – composição e recrutamento (1991-2016). Tem ainda mestrado em Administração e Gestão Pública pela Universidade de Aveiro, pós-graduação em Governo Local pela Universidade de Aveiro e licenciatura em Ciências da Educação pela Universidade Jean Piaget. Em termos de experiência académica, é membro da Associação de Ciência Política de Portugal desde 2014, investigador associado da Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas da Universidade de Aveiro, membro do observatório de Ciência Política de Portugal e conferencista nos domínios da Governança Local; Políticas Públicas; Ciência Política e liderança política.

O candidato à sucessão de Carlos Fernandinho Teixeira na presidência da Câmara Municipal dos Mosteiros já exerceu vários cargos políticos importantes. De entre outras experiências profissionais, foi vereador na Câmara Municipal de Mosteiros ( 2012 a esta parte), deputado Municipal pelo círculo eleitoral de Mosteiros (2008 a 2012), assessor do ministro do Ensino Superior Ciência e Inovação na VIII Legislatura (2010 a 2012), assessor dos dois últimos ministros da Administração Interna da VIII Legislatura (2009 a 2011) e assessor do ministro da Juventude e Desporto (2008 a 2009). Isto para além de ter sido secretário do ministro do Trabalho, Família e Solidariedade Social (2007 a 2008). Exerceu ainda as funções de diretor Administrativo na Empresa Pedra e Mármore Lda ( 2006 a 2007), bem como de professor no “Colégio Turminha” na cidade da Praia (2005 durante 4 meses), da Escola Secundária de Mosteiros ( 2001 a 2004) e do Ensino Básico Integrado (2001 a 2004).

Obras publicadas

Com um percurso notável a nível da literatura, o candidato do PAICV às autárquicas deste ano nos Mosteiros destaca-se também como escritor. Fábio Humberto da Rosa Alves Vieira é autor de cinco livros: A Outra Face do Meu Ser (poesias), apresentado em 2007 em Lisboa no quadro da 1ª Mostra de Jovens Criadores da CPLP; O Retrato de Um Sonho (Romance), apresentado em 2010, com a chancela da Chiado Editora de Portugal; Metáforas da Alma Anacoreta (Poesias), apresentado em 2012, com a chancela da Chiado Editora de Portugal;Uma Vida, Mil e Um Destinos (Romance), com a chancela da editora Lugar da Palavra, apresentado somente ainda em Portugal no ano passado, no quadro de uma entrevista na RTP África; Vive cada dia como se fosse o último (romance, em edição).

Mas as suas actividades literárias não ficam por aí. Fábio participou em duas edições da antologia poética “Entre o sono e o sonho” da Chiado Editora, Portugal. Coordenou e prefaciou a obra “Prantos e Enigmas da Alma” da jovem poetisa mosteirense Suely Barbosa, recentemente publicada. Tem feito revisão literária de vários livros e é autor de vários artigos de opinião publicados nos mais diversos jornais da imprensa escrita e digital.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project