MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Arábia Saudita: Prisão arbitrária de irmã do rei 10 Janeiro 2022

A princesa Basmah Bint Saud Bin Abdulaziz, de 57 anos e irmã mais nova do monarca saudita, esteve desaparecida desde março de 2019, até que este sábado 8, foi revelado que ela e a filha acabaram de ser libertadas duma prisão na área da capital saudita — ao fim de quase três anos.

Arábia Saudita:  Prisão arbitrária de irmã do rei

A 115ª e última filha do rei Saud bin Abdulaziz e a filha, Souhoud Al Sharif, "acabam de ser libertadas da sua detenção arbitrária" na cadeia de Al-Ha’ir, uma prisão de máxima-segurança na área de Riade, disse em comunicado o seu advogado, este sábado.

Em 2020 numa comunicação às Nações Unidas, a família — quatro dos cinco filhos (dois deles varões) — da princesa detida afirmavam que ela estava a ser perseguida por ser uma crítica do regime.

"Ela é uma voz que protesta contra os abusos no nosso país-natal" e acabou detida "por estar a fazer perguntas sobre os bens congelados da sua herança paterna", segundo a carta enviada à ONU citada pela Reuters.

Fontes: AFP/Reuters/BBC. Foto (Getty): Basmah em Nova Iorque, em 2017. Em 2019, tornou-se mais uma princesa árabe em detenção arbitrária, por ordem do monarca.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project