ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Arábia Saudita pede apoio de Cabo Verde na sua candidatura à Expo 2030 03 Setembro 2022

O enviado especial do Rei da Arábia Saudita e a sua delegação manifestaram hoje o desejo de Cabo Verde apoiar a candidatura deste país à Expo 2030, após manter encontros com autoridades nacionais, que asseguraram este compromisso.

Arábia Saudita pede apoio de Cabo Verde na sua candidatura à Expo 2030

Esta informação foi partilhada, em declarações à imprensa, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo Soares, à saída da visita de cortesia desta delegação.

O governante avançou que a visita se deveu à oportunidade de Arábia Saudita candidatar-se à exposição mundial 2030, tendo já a oportunidade também de falar com o Presidente da República sobre este assunto.

“Da parte do Governo, nós já asseguramos ao ministro que, por um lado, faremos todas as diligências para integrar o bureau internacional das exposições, e que, por outro, apoiaremos a candidatura da Arábia Saudita para a exposição 2030”, assegurou.

A ocasião serviu ainda para os dois países traçarem possíveis áreas de cooperação, tendo Rui Figueiredo Soares demonstrado que Cabo Verde gostaria de atrair investimentos directos da Arábia Saudita nas áreas de turismo, economia azul e turismo de conferências.

“Por outro lado, nós agradecemos também o interesse da Arábia Saudita em ajudar Cabo Verde numa melhor integração na ECOAS e agradecer o esforço que faz para o alívio da dívida externa nos países africanos”, acrescentou.

Ainda, durante o encontro, diz ter recebido o convite para visitar e participar em duas Cimeiras que vão ter lugar naquele país.

Por seu lado, o enviado especial e também ministro para os Assuntos Africanos e conselheiro da Corte Real da Arábia Saudita, Ahmed Kattan, admitiu que a relação com países africanos é “muito importante”, daí esperar que Cabo Verde consiga dar esse apoio na candidatura à exposição 2030.

A capital saudita concorre com Moscou (Rússia), Roma (Itália), Busan (Coreia do Sul) e Odessa (Ucrânia).

A última Expo mundial aconteceu em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, no passado mês de Março.

Ahmed Kattan foi portador de uma mensagem do Rei da Arábia Saudita, Salman bin Abdulaziz Al Saud, ao Presidente da República, José Maria Neves, com quem também manteve hoje um encontro. A Semana com Lusa

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project