INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Argentina e Rússia assinam acordo nuclear durante cimeira G20 29 Novembro 2018

Os presidentes argentino e russo vão assinar um acordo para a cooperação na instalação da energia nuclear na Argentina. Macri e Putin encontrar-se-ão à margem da cimeira do G20 que acontece esta sexta-feira e sábado, 30 e 1º de dezembro, em Buenos Aires.

A Argentina e a Rússia voltam a reatar relações, suspensas em 2015, com a vitória de Macri.

A reaproximação está a fazer-se através da cooperação mútua para o uso pacífico da energia nuclear e inclui termos para o desenvolvimento da energia nuclear neste país da América Latina.

Três dos mais poderosos países da região, Argentina, Brasil e México, contam um total de sete centrais instaladas, com apoio dos Estados unidos, Alemanha e França.

A construção de novas unidades nucleares está a ser trabalhada desde 2015. Na Argentinha, a Rosatom, empresa nuclear estatal russa, prepara-se para entrar assim que for formalizada a cooperação entre os dois Estados.

Empresa nuclear estatal russa está a crescer na América Latina

No Brasil, onde duas centrais nucleares estão instaladas em Angra dos Reis (foto) no estado do Rio de Janeiro, a empresa nuclear estatal nacional Eletronuclear assinou, em novembro de 2017, um memorando de cooperação com a Rosatom, homóloga russa.

Abre-se assim a possibilidade de construção de novas unidades industriais nucleares no Brasil. O memorando pretende promover a cooperação mútua para o uso pacífico da energia nuclear. Fontes: Sputnik/Clarin.ar/ Site da Eletronuclear

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project