NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Arlindo Mendes lança “Ritual de Apanha de Espírito em Santiago de Cabo Verde” na Livraria Pedro Cardoso 15 Setembro 2018

Arlindo Mendes lançou, esta sexta-feira,14, o livro intitulado “Ritual de Apanha de Espírito em Santiago de Cabo Verde”, na Livraria Pedro Cardoso, Rua José Gonçalves, Fazenda, na cidade da Praia. A apresentação terá estado a cargo do professor Adilson Semedo e pelo artista Gil Moreira.

Arlindo Mendes lança “Ritual de Apanha de Espírito em Santiago de Cabo Verde” na Livraria Pedro Cardoso

Segundo a editora, a obra está direcionada numa ótica do ritual funerário em que as ações aparecem direcionadas para a perspetiva dos ritos de passagem e no contexto de um grande susto em que a apanha de espírito ocorre numa estratégia terapêutica em termos de tratamento individual e coletivo, onde a morte não é só.

« Uma das nossas preocupações essenciais tem a ver com a necessidade de compreendermos as diversas técnicas utilizadas no processo de apanha de espírito e tentarmos perceber o alcance do seu significado simbólico e as interpretações das condutas que suscitam no quadro das mudanças da mentalidade dos atores sociais santiaguenses que devem ser conhecidas», refere a mesma fonte.

Contribuir para a identificação, catalogação, conhecimento, promoção e valorização dos aspetos basilares das crenças ligadas às práticas funerárias e aos seus reflexos na vida familiar e à quotidianidade dos atores rituais santiaguenses, são ainda outros objetivos desta que será a segunda obra dada à estampa pela LPC, neste mês de Setembro.

Em nota, destaca que, com este ensaio, pretende-se ainda “alumiar” a importância da história oral, evidenciar as tradições e resgatar os valores e as manifestações culturais, transmitidas oral ou gestualmente, de geração em geração, a fim de contribuir para a promoção da memória coletiva e preservação dos traços identitários, enquanto fonte inesgotável de garantia de continuidade da vida comunitária santiaguense.

Arlindo Mendes é licenciado em História pelo ISE (Instituto Superior de Educação) de Cabo Verde. É mestre em Estudos Africanos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal) e, doutor em Antropologia /Etnologia pela Universidade de Pau et Pays de l`Adour (França).

Foi Professor de Antropologia na Universidade de Cabo Verde onde coordenou vários projetos de investigação. Foi ainda Presidente do Conselho Pedagógico e Presidente do Departamento de Ciências Sociais e Humanas daquela universidade.

O autor tem vários artigos escritos ligados à morte na ilha de Santiago, como por exemplo, «Rituels Funéraires à Santiago aux îles du Cap-Vert” e «Viver a morte em Santiago: Uma abordagem etnográfica”.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project