NOS KU NOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Tráfico de armas na Praia: TIR para suspeito de importar revólveres e pistola automática com mais de uma centena de munições dos EUA 22 Abril 2019

A Capital Cabo-verdiana pode estar na rota de tráfico clandestino de armas de fogo. É que a Polícia Nacional (PN), através do Comando da Secção Fiscal da Praia (CSFP), acaba de apreender três armas de fogo - dois revólveres e uma pistola automática, juntamente com 158 munições de calibres 9 e 6.35 milímetros - importadas dos EUA. O suposto dono da encomenda - detido e entregue ao poder judicial - aguarda agora o julgamento sob o regime de Termo de Identidade e Residência (TIR).

Tráfico de armas na Praia: TIR para suspeito de importar  revólveres e pistola automática com mais de uma centena de munições dos EUA

Como divulga no seu site oficial, essas armas ( 2 revolveres das marcas “Smith Wesson” e “Iven & Johnson”, 1 pistola da marca “Walter PK380” ) e munições – apreendidas a 11 de Abril último - estavam dissimuladas entre mercadorias provenientes dos Estados Unidos da América. Segundo a PN, elas foram detectadas pelo sistema scanner das bagagens durante as ações de fiscalização pela Guarda Fiscal da Praia.

A fazer fé na mesma fonte, o destinatário dessas mercadorias foi detido e entregue ao Tribunal. O mesmo é acusado por transporte ilegal de armas e munições.

«O Tribunal da Praia aplicou-lhe como medida de coação, o Termo de Identidade e Residência, devendo apresentar-se quinzenalmente perante esta autoridade», refere o comunicado da Polícia Nacional.

Conforme ainda o documento, a três armas do fogo e as 158 munições foram também apreendidas e entregues ao Poder Judicial cabo-verdiano.

Por não ser o primeiro caso registado nas alfândegas e fronteiras, tudo indica que, segundo alertam conhecedores desse processo, civis e não só estejam envolvidos no tráfico ilegal de armas para Cabo Verde - há pouco tempo foi também descoberto e detido um agente da Polícia Nacional que estava a fazer tráfico internacional de armas, aproveitando a sua viagem no âmbito de protecção de altas entidades.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project