LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Arranca campanha eleitoral em Portugal com apelo ao voto antecipado 17 Janeiro 2022

Depois da maratona de debates televisivos, chega a vez de os políticos em Portugal andarem entre a população. A campanha eleitoral rumo às legislativas começou oficialmente este domingo. De Norte a Sul do país, os partidos saíram à rua, em ações condicionadas pela pandemia.

Arranca campanha eleitoral em Portugal com apelo ao voto antecipado

Mas, partidos à parte, o adversário número um é a abstenção. E em ano de covid-19 o cenário promete agravar-se, analisa a EN.

O primeiro-ministro António Costa apelou já ao voto, relembrando a possibilidade de antecipar a ida às urnas.

"É por isso fundamental que todos votemos antecipadamente, no dia 23, ou normalmente, no dia 30. Mas todos temos de votar. O voto é um ato coletivo e é um dos momentos mais bonitos da democracia", afirmou o chefe do executivo português.

O próprio líder socialista vai trocar, este ano, a cidade de Lisboa pelo Porto e votar em mobilidade, no próximo domingo.

Os eleitores em território nacional que queiram fazer o mesmo, têm até dia 20 para se inscreverem no portal do Ministério da Administração Interna.

O voto antecipado está preparado para um milhão e 200 mil eleitores. Até às 19h (hora de Lisboa) deste domingo, o país contava com 69 mil inscritos.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project