NÔS TRADISON

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Arranca festa de bandeira de S.Filipe no Fogo: Mais de 30 artistas animam os bailes no Presídio 04 Abril 2018

A festa de bandeira e do município de São Filipe, Fogo deste ano, promete. A partir da próxima semana, começam a chegar os emigrantes e as gentes de todo o arquipélago para a festa rija de Nhô Sanfilipe na ilha. Os irmãos Calema (São Tome e Príncipe), Beto Dias, Elida Almeida, Djodje, Ferro & Gaita e Tabanka Jazz, são os cabeças de cartaz anunciados para as festividades do dia do município de São Filipe. Outras actividades desportivas, como corrida de cavalos, atletismo, ciclismo e corrida de botes, integram as celebrações, que vão prosseguir até depois do 1º de Maio.

Arranca festa de bandeira de S.Filipe no Fogo: Mais de 30 artistas animam os bailes no Presídio

Pela primeira vez, os irmãos Calema vão actuar na ilha do Fogo, constituem a “grande novidade” das festividades do Dia do Município e da Bandeira de São Filipe, cujas actividades iniciam a 21 de Abril e termina no dia 01 de Maio, tendo como palco principal a Praça de Presídio.

Além desses artistas e agrupamentos musicais, do programa inicial, sujeito a “possíveis alterações”, segundo o vereador da Cultura da Câmara Municipal de São Filipe, Caetano Rodrigues, constam ainda nomes como “May back music”, Eder e banda, Du Marthaz, Zé Delgado, Original de Patim, Wilson e banda, Djedje, Lejemea, Mae e banda, 100 juiz, Loony, Elji, Mrs Rappers, Jorge Senna, Grace Évora, Dário, Nho Nany, Nito, Zé Rui e banda e 7sois 7luas da ilha Brava.

O programa inicia-se a 21 de Abril com festival de estrela, seguindo nos dias 23 e 24 a realização de finais de jogos de mesa e dos torneios de voleibol/andebol.

Para o dia 25 de Abril, o programa prevê o início do torneio de futebol feminino, prova de ciclismo no percurso Campanas de Baixo/cidade São Filipe (Aguadinha), atletismo na modalidade de 10 mil metros, torneio dos veteranos e a realização à noite do concurso de beleza, miss São Filipe 2018.

No dia 26, da programação destaca-se a regata (corrida de botes entre Vale dos Cavaleiros e Fonte Bila), fórum de segurança rodoviária, encontro com operadores económicos, prova de hipismo para cavalos de terra e a fase final do torneio de veteranos em futebol.

Para 27 de Abril, dia que inicia as actividades ligadas ao ritual da bandeira, nomeadamente o pilão para a preparação do milho para o almoço de cavaleiros e convidados no dia 1º de Maio, está programado a realização da feira de saúde e abertura da feira de artesanato, prova de hipismo, noite de humor e o primeiro dia de baile no Presídio com actuação de artistas e grupos como May back music”, Eder e banda, Du Marthaz, Zé Delgado e Ferro e Gaita.

No dia 28 de Abril dá-se o início ao tradicional torneio de futebol entre as equipas da Académica e Botafogo, segundo e terceiro classificados do campeonato regional do Fogo, selecção dos Mosteiros e o segundo classificado do campeonato regional da Brava.

Haverá ainda nesse dia um baile com Original de Patim, Wilson e banda, Djedje, Lejemea e Tabanka Jazz, enquanto para o dia 27 está previsto, além de final do hipismo, um desfile de moto, acto de responsabilidade social na pediatria do hospital e baile com Mae e banda, 100 juiz, Loony, Elji e Djodje.

No dia 30 de Abril, que normalmente se regista maior movimentação de pessoas, destaque para final do torneio de futebol e baile com Mrs Rappers, Jorge Senna, Grace Évora, Elida Almeida e Calema.

No dia primeiro de Maio, além das actividades religiosas (missa e procissão), almoço dos cavaleiros e convidados, cavalhadas e passagem da bandeira ao festeiro do próximo ano, constam ainda do programa baile no Presídio com 7sois 7luas da ilha Brava, Dário, Nho Nany, Nito, Zé Rui e banda e a fechar as festividades com actuação de Beto Dias. C/Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project