Esta segunda-feira, a imprensa dá a notícia que enlutou "milhares de fãs desta querida artista brasileira". Uma pneumonia foi a causa da morte de Cindy, aos 38 anos.
Tornou-se sobretudo conhecida pela sua personagem Lena, na série televisiva "Antônia" sobre um grupo de hip-hop feminino, que replicava o filme do mesmo nome estreado em 2006.
As suas colegas de elenco, Negra Li, Quelynah e Leilah Moreno (foto ao alto), já lamentaram a morte de Cindy. “Sua rima, sua voz, sua interpretação está eternizada no cinema e em nosso coração”, escreveu Leilah através das redes sociais.
Pneumonia, a esquecida em tempo de Covid-19
A OMS tem vindo a alertar que a pneumonia "mata mais que a malária/paludismo, vírus da Sida, Zika, tuberculose, Ébola".
Este ano, a informação continua a ser atual. Até agora, a pneumonia mata mais que a malária/paludismo, vírus da Sida, Zika, tuberculose, Ébola e ... o novo coronavírus, causador da Covid-19, que já vai em seis mutações.
O Streptococcus pneumoniae está como causa em 60% dos casos de pneumonia. É responsável por uma média próxima dos dois milhões de mortes por ano em todo o mundo.
Prevenível. Especialistas em medicina alertam que se a pneumonia é diagnosticada e tratada de forma adequada, dificilmente acontece um agravamento do quadro. "Por isso, para auxiliar na padronização e na qualidade do atendimento médico em cada caso, recomendam ao profissional de saúde que leia a atualização das recomendações de manejo da pneumonia adquirida em comunidade", lê-se no online o "Observador".
Fontes: Globo/Insta/WHO.org...