A informação foi avançada pelo artista natural de Santo Antão à emissão do programa Morabeza, da Rádio Latina, no Luxemburgo. A entrega dos galardões foi realizada no âmbito da bienal de arte “Terra d’Otranto”, no teatro Paisiello da cidade de Lecce, no sul da Itália.
Segundo um comunicado enviado ao Asemanaonline, a cerimónia foi organizada pela associação cultural “Italia in Arte nel Mondo”, com uma noite de gala, antecedida por uma exposição coletiva de vários artistas.
No seu discurso durante a cerimónia de entrega de prémios, Nelson Neves lembrou que “através da cultura partilhamos valores como a tolerância, a alegria e a diversidade” e apelou à construção de pontes culturais “porque os muros só servem para dividir as nações”.
De recordar que em 2021, Nelson Neves assinalou os 20 anos da sua carreira com duas grandes exposições retrospetivas: no espaço H2O, na sua cidade luxemburguesa de Differdange, e no Parlamento de Cabo Verde, na Cidade da Praia.
No ano passado, o artista plástico também recebeu a medalha "Cavaleiro de Ordem de Mérito do Grão-Ducado do Luxemburgo" por serviços prestados à cultura luxemburguesa. “Paralelamente à criação das suas obras, o artista é conhecido por trabalhar o aspeto social, transmitindo a sua arte para crianças, deficientes e presidiários”, diz a nota.