Conforme fontes históricas, as cavalhadas consistem em diversas corridas e outras performances teatrais com a participação de grupos de «tamboreiros e coladeras». Elas são realizadas desde o século XIX e são uma importante tradição cultural na cidade de São Filipe, mais concretamente no largo de Alto São Pedro.
Constituem uma forma de manter viva a história e a cultura da região do Fogo e proporcionar entretenimento e diversão para a comunidade local e visitantes, tradicionalmente na tarde de 1 de maio de cada ano. Nesse dia, milhares de pessoas deslocam-se àquele largo da cidade dos sobrados, apesar do sol abrasador que se faz sentir nesta época do ano e numa cidade quente como é São Filipe.
As cavalhadas acontecem geralmente no último dia da festa e constituem uma experiência única e emocionante, que permite aos espectadores se transportarem para um tempo e um lugar diferentes, vivenciando a história e a cultura de São Filipe e da ilha do Fogo. É um espetáculo único e que vale a pena presenciar e vivenciar.