AUTÁRQUICAS 2020

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Sáo Filipe/Fogo: Operação eleitoral decorre na normalidade e com fraca afluência de eleitores às urnas 25 Outubro 2020

Sáo Filipe/Fogo: Operação eleitoral decorre na normalidade e com fraca afluência  de eleitores às urnas

As 71 mesas de assembleia de votos do município de São Filipe abriram às 07 horas com o início do processo da votação, não registando assim atraso, segundo o delegado da Comissão Nacional das Eleições (CNE) no concelho, Francisco Tavares. Mas a alfuencia dos eleitores às urnas tem sido, até à ediçao desta peça, muito fraca.

Referindo-se à operaçao eleitoral de hoje, Francisco Tavares indicou que toda a logística foi previamente preparada e os materiais distribuídos a tempo, incluindo os boletins de votos para que o processo se inicie na normalidade.

Em São Filipe, o número de assembleias de votos, devido a situação de pandemia de novo coronavírus (covid-19) aumentou de 52 para 71. São mais de 19 novas mesas de assembleia de votos, em que mais de um terço ficou localizado na cidade de São Filipe e arredores.

Conforme a fonte deste jornal, as demais mesas de assembleias de votos estão localizadas no norte baixo com 14, norte cima com 11, zona sul com 15 e centro com 06, além de mais as 25 de São Filipe/arredores. Todas as 71 mesas de assembleia de votos que estão a funcionar, respeitando, nas primeiras horas, o distanciamento social, a higienização e aglomeração reduzida de pessoas no local.

Conforme informaçoes recolhidas por este jornal, a alfuència dos eleitores às urnas tem sido fraca, pelo menos até a ediçao desta peça.

Protestos contra delegados do MpD trajados de vermelho nas Mesas

Enrtetanto, o que se constata, como nota negativa, é que os delegados do MpD junto das mesas de assembleias de votos, pelo menos na cidade de São Filipe, trajam camisolas vermelhas, mas sem símbolo do partido, o que tem merecido reclamação por parte das candidaturas adversárias.

Segundo apurou este jornal, o candidato da UCID Pedro Ribeiro é o primeiro dos três candidatos que exerceu o direito de voto na mesa quatro de Santa Filomena, no mesmo local, onde às 10 horas o candidato do PAICV, Nuias Silva, exerceu o seu direito. Já por volta do meio dia, mas na mesa de ex-ciclo preparatório, o candidato do MpD, Jorge Nogueira, taerá também exercercido o seu direito.

Ao todo estão inscritos 15.531eleitores que vão escolher entre Pedro Ribeiro (UCID), Nuias Silva (PAICV) e Jorge Nogueira (MpD) para presidir o município mais importante da ilha do Fogo nos próximos quatro anos.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project