Legislativas 2021

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Fogo: Candidatos reforçam acções de terreno e fazem balanço positivo da primeira semana da campanha 09 Abril 2021

As três forças políticas (PAICV,MPD, UCID) que concorrem às eleições legislativas de 18 de Abril no círculo eleitoral do Fogo dizem estar satisfeitas pela forma como decorreu a primeira semana da campanha eleitoral na ilha. Mas a partir de hoje prometem reforçar as ações de terreno até o dia 16, data do encerramento da campanha.

Fogo: Candidatos reforçam acções de terreno e fazem balanço positivo da primeira semana da campanha

O cabeça-de-lista da UCID dos democratas cristãos afirma satisfeito com as acções da campanha, mas fiz estar estupefacto com os orçamentos desiguais em relação aos adversários. É que seundo Pedro Ribeiro, o orçamento da sua candidatura ronda os 500 mil escudos, enquanto os dos oponentes oscilam entre 20 e 25 mil contos escudos. Ribeira considera que a utilização de valores astronómicas nesta campnha constitui uma afronta e falta de respeito para com a população da ilha Fogo, com uma economia estagnada e a mairia da juventude sem perspectivas, vivendo no desemprego.

Para a última semana de campanha a candidatura da UCID vai continuar os contactos e respeitando sempre as regras sanitárias. Uma preocupaão que, segundo Ribeiro, não tem estado a acontecer com as outras candidaturas que não respeitam o devido distanciamento social, em conivência com as autoridades policiais.

A candidatura da UCID suspendeu as acções de rua e nem tem programado actividades para esta sextafeira.

A equipa do MpD também classificou de “muito positiva” a primeira semana de campanha eleitoral no Fogo, tendo destadco a “grande receptividade em todas as localidades da ilha”.

No dizer da Vanusa Barbosa, é a segunda da lista ventoinha às legislativas de 18 de Abril, as ações têm decorrido como programadas «com uma envolvência contagiante das pessoas». Um fato que, na sua opinião, demonstra o crescimento da candidatura, «porque o eleitorado está satisfeito e reconhece o bom trabalho do atual governo, prometendo dar mais um mandato ao MpD para continuar a governar Cabo Verde.

“A receptividade tem sido muito boa e acreditamos que se vai traduzir em votos”, disse Vanusa Barbosa, que mostra-se assim convicta na vitória no dia 18 de Abril na ilha do Fogo, mas também em Cabo Verde.

Esta sexta-feira a candidatura ventoinha teve ações de campanha nos bairros de Terra Branca e Congresso (baixo), Monte Tabor, Às-Hortas, Jardim, Salto e arredores, Achada Mentirosa. Isto sem contar com um encontro com a população do bairro de Beltches.

Já para o PAICV, o eleitorado da ilha quer a mudança política e a líder Janira Hopffer Almada como Primeira-ministra de Cabo Verde a partir do dia 18 de Abril.

E a cabeça de lista, Eva Ortet, avaliou de positiva a primeira semana da campanha. Reafirmou que o seu partido mantém a meta de eleger quatro dos cinco deputados, uma vez que à medida que a “onda amarela” está a crescer cada vez e em todas as localidades a candidatura é recebida “com muita euforia e contentamento”, o que dá grande esperança e força para continuar rumo à grande vitória no dia 18 de Abril.

Para a mesma fonte, este crescimento deve-se à dinâmica da campanha e a estratégia utilizada na apresentação da mensagem e da plataforma, em que os candidatos falam com as pessoas “olhos nos olhos”, mostrando que os compromissos assumidos são realizáveis e não promessas apenas para ganhar votos.

Eva Ortet lembrou que o PAICV é um partido que prima pela verdade e transparência e no dia 18 de Abril espera ter mais uma estrondosa vitória na Fogo para trabalhar e retomar os investimentos que desde 2016 estão paralisados.

Esta sexta-feira a caravana amarela desenvolveu ações em várias localidades dos três municípios do Fogo, sobretudo com contatos porta-a-porta. Em São Filipe realizou encontros com a população de Pedro Homem e bairro de Beltches, contando com a cabeça-de-lista Eva Ortet.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project