ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Assalto ao Capitólio: Grandes grupos financeiros dos EUA cancelam doações a partidos 11 Janeiro 2021

O maior grupo bancário americano, JPMorgan Chase, divulgou, no domingo, a decisão de suspender as doações ao Partido Republicano como ao Partido Democrata "pelo menos nos próximos seis meses. O Citigroup, a cadeia ’Marriott International’, a seguradora ’Blue Cross Blue Shield’ e outros seguiram a mesma medida.

Assalto ao Capitólio: Grandes grupos financeiros dos EUA cancelam doações a partidos

Quatro dias depois de apoiantes de Trump protagonizarem a violenta invasão do Capitólio — com a Câmara dos Representantes e o Senado —, a JPMorgan anunciou que vai nos próximos seis meses "ter tempo para reconsiderar as estratégias de doações", como o porta-voz da empresa disse à CNBC.

Antes, na sexta-feira, Candi Wolff, a responsável do Citigroup pelos assuntos com o governo tinha anunciado numa circular aos seus empregados a decisão de interromper as doações, a ambos os partidos, por três meses.

"Queremos garantir que não apoiamos os candidatos que não respeitam as leis", escreveu Wolff. "Vamos suspender as nossas contribuições durante este trimestre enquanto o país resolve a transição presidencial e consegue ultrapassar estes eventos mais forte e mais unido", completou a responsável.

Mas a Marriott International e a Blue Cross Blue Shield apenas cortaram contribuições àqueles republicanos que apoiaram as tentativas de bloquear a certificação da vitória do presidente-eleito Joe Biden.

"À luz do violento e chocante assalto ao Capitólio dos Estados Unidos, bem como da votação de alguns membros do Congresso para subverter os resultados da eleição de novembro, em desafio aos resultados do Colégio Eleitoral, a [Blue Cross Blue Shield Association] suspende as contribuições aos legisladores [deputados e senadores] que votaram para destruir a nossa democracia", lê-se no comunicado do grupo segurador.

O Bank of America informou que a "violenta invasão" ao Capitólio terá "efeitos nas decisões sobre donativos" para as eleições intermédias de 2022.

De acordo com a Comissão Eleitoral, o limite das contribuições para o ciclo eleitoral 2019-2020 é de cinco mil dólares por candidato e o triplo por comité partidário a nível nacional.

2º processo de impeachment de Trump?

Tanto do lado dos democratas como dos republicanos, surgiram manifestas expressões de indignação com a violenta invasão do Capitólio, a qual resultou em cinco mortes.

Mas enquanto os democratas estão prontos a avançar com um pedido de impeachment (destituição), os republicanos ainda não se pronunciaram.

Fontes: CNBC/Washington Post/BBC. Fotos(Getty/sites): Grandes grupos económicos e financeiros cancelam doações a partidos.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project