LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Assembleia ACP-UE termina em Maputo após "debates" e "compromissos" 02 Novembro 2022

O eurodeputado Carlos Zorrinho destacou hoje, em Maputo, o equilíbrio entre grandes debates e capacidade de compromissos na 42.ª sessão da Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE, que hoje chega ao fim na capital moçambicana, apostando na cooperação multilateral.

Assembleia ACP-UE termina em Maputo após

“Foi uma assembleia que decorreu num excelente espírito, com muito debate, mas ao mesmo tempo com uma grande capacidade de compromisso”, referiu, segundo a Lusa, Carlos Zorrinho, na qualidade de copresidente, líder da delegação europeia.

Zorrinho falava hoje durante uma conferência de imprensa de balanço do encontro entre a Europa e África, Caraíbas e Pacífico (ACP).

Segundo o eurodeputado, durante as sessões, a assembleia discutiu questões oportunas relacionadas com a biodiversidade e outras ameaças globais, aprovando uma resolução sobre a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), que vai decorrer no Egito, mas acautelando também "o impacto da guerra no acesso a bens essenciais”, acrescentou.

Carlos Zorrinho destacou a importância das organizações multilaterais “num mundo muito fraturado”, com ameaças “cada vez mais globais e que exigem respostas globais” e que, para o eurodeputado, só podem ser conseguidas com a “aproximação multilateral”.

A Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE, que se reuniu desde segunda-feira, em Maputo, junta deputados do Parlamento Europeu e de 79 países de África, Caraíbas e Pacífico (ACP), refere a Lusa

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project