ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Assinala-se hoje o Dia Mundial de Pessoas com Deficiência 04 Dezembro 2019

Com o lema “ O Futuro é acessível”, comemora-se mais um ano, o dia Mundial de Pessoas com Deficiência. Para solenizar esta data que se assinala esta terça-feira, 03, a Associação dos Deficientes Visuais de Cabo Verde (ADEVIC), junto com a Câmara Municipal da Praia e a Associação Cabo-verdiana de Promoção e Inclusão das Mulheres Portadoras de Deficiência (APIMUD), organizam um leque de atividades.

Assinala-se hoje o Dia Mundial de Pessoas com Deficiência

Segundo a ADVEVIC, em comemoração ao dia Mundial de Pessoas com Deficiência, estão agendadas várias atividades, nomeadamente, a apresentação do espaço “Casa Primavera”, jogos interativos e uma palestra sobre “Saúde Sexual reprodutiva nas pessoas com deficiência”, que tem como oradora Adélcia Almeida. Esta tarde foi assinado um protocolo entre a Associação dos Deficientes visuais de Cabo Verde e a CVTelecom.

Aconteceram ainda apresentações do “Grupo Musical Voz da ADEIC”, grupo batucadeiras Fidjus de ADEVIC e grupo de batucadeiras da Associação Cabo-verdiana de Promoção e Inclusão das Mulheres Portadoras de Deficiência (APIMUD).

De acordo com a inforpress, o presidente da Associação dos Deficientes Visuais de Cabo Verde (ADEVIC), Marciano Monteiro, salienta que este evento comemorativo visa dar maior visibilidade aos problemas que as pessoas com deficiência passam como forma de consciencializar a população sobre a importância de assegurar melhor qualidade de vida a todos os deficientes que, segundo dados estatísticos, totalizam cerca de 10% da população mundial.

“Esta data, tem como finalidade promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e conscientizar as pessoas sobre a importância de inserção de pessoas com deficiência, em diferentes aspetos da vida social, política, econômica e cultural”, acrescenta Marciano Monteiro.

De recordar que este dia, 3 de Dezembro, foi assinalado pela ONU em Outubro de 1992, como o Dia Mundial de pessoas com deficiência. A finalidade é de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e conscientizar as pessoas sobre a importância de inserção de pessoas com deficiência, em diferentes aspetos da vida social, política, económica e cultural.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project