“O principal problema enfrentado pelos idosos na Cidade da Praia é que muitos estão a viver sozinhos em casa e muitas vezes desabafam esta questão nas consultas”, afirmou Dulcelina Cardoso, à imprensa, durante a cerimónia de abertura da actividade intelectual e formativa destinada aos idosos na Cidade da Praia, para comemorar o Dia Internacional do Idoso, assinalado anualmente a 01 de Outubro.
Neste particular, a responsável aproveitou para apelar aos familiares, amigos e conhecidos para darem mais afecto, amor e carinho aos idosos, porque, conforme explicou, a solidão “afecta muito a saúde mental deles”.
No Dia Internacional do Idoso, em 2021, o ministro da Família e Inclusão Social, já tinha abordado esta questão, considerando “preocupante” o facto de Cabo Verde ter cerca de três mil idosos a viverem sozinhos.
Na altura, o governante destacou ainda a importância da família e das comunidades na terceira idade, defendendo uma “maior integração” das pessoas idosas no seio familiar e um engajamento de todos para que o idoso tenha uma “velhice digna”, lembrando que o Governo está a trabalhar para a certificação do cuidador do idoso.
O Dia Internacional do Idoso, assinalado anualmente a 01 de Outubro, foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objectivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa.
A Semana com Inforpress