À Inforpress, a direção da AMP disse que a visita de Sofia Rodrigues acontece no ano em que a Associação Maense em Portugal comemora 20 anos e com o mote que os caracteriza que é “20 anos, tantas histórias”.
Esta visita vai decorrer nos municípios da ilha de Santiago, nomeadamente Santa Cruz, Santa Catarina e Praia, mas com o objetivo de fazer uma digressão pelas ilhas do Fogo e da Boa Vista, assim como algumas entidades no âmbito dos Direitos Humanos e Sociais.
“Ao longos destes dez dias pretendemos visitar, conhecer e criar um canal interface entre a AMP, com sede em Lisboa, e Cabo Verde, através dos nossos parceiros internacionais e oferecer uma base de suporte a vários níveis daquilo que é a representação da diáspora caboverdiana em Portugal”, explicitou.
Esta deslocação será também uma oportunidade para inaugurar o espaço de apoio aos estudantes que queiram vir estudar para Portugal, denominado de Espaço Filial Praia, no dia 18 de Fevereiro, que irá ficar na Delegação Sul da Câmara Municipal da Praia, na Rua Manuel dos Anjos, em Achada de Santo António.
Nos vários encontros, Sofia Rodrigues pretende apresentar o plano de atividades de cariz local e nacional, reflexões e projetos “inovadores” que a AMP está a preparar para este ano de 2023, assim como realizar encontros e workshops com dirigentes autárquicos e líderes associativos juvenis.
Assim, entre os pontos na agenda, está o encontro com o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Carlos Silva, um dia dedicado à educação e Organização da Sociedade Civil, participação na feira agropecuária, visita de trabalho e cortesia à ministra da Justiça, Joana Rosa, e ministro de Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire.
A Semana com Inforpress