Wilson da Graça falava à imprensa à margem de uma visita que a Associação Nostalgia de Cabo Verde em França conjuntamente com a Associação de Estudantes da Universidade de Cabo Verde, realizada hoje às instalações da Lumiarte, a fim de conhecer melhor o trabalho desenvolvido e avaliar as possíveis áreas de parcerias.
“Queremos conhecer a realidade e saber o que está a acontecer aqui em Cabo Verde. Estamos preocupados com pessoas com deficiências em Cabo Verde, sabemos que no mundo profissional quer em Cabo Verde, quer em França não é muito fácil para eles”, salientou.
Conforme lembrou, a Associação Nostalgia de Cabo Verde foi criada em 2005 e tem realizado acções nas áreas social e cultural com foco na promoção e melhoria de condições de vida das camadas mais vulneráveis.
“Nós também abordamos questões ligadas com a emigração e temos trabalhado no sentido de facultar informações aos cabo-verdianos quando emigram para a França e contribuir assim na melhor integração dos mesmos”, acrescentou.
Por sua vez, o secretário nacional de Comunicação da Associação de Estudantes da Universidade Cabo Verde, Deven Amado, afiançou que a referida associação estudantil está motivada em continuar a trabalhar na mobilização de apoios para os que mais precisam.
“Durante esses dias temos trabalhado com outras associações comunitárias, fizemos a entrega de alguns kits para podermos ajudar essas associações e esperamos que na Lumiarte possamos vir a fazer o mesmo para que juntos possamos ir mais longe”, realçou.
Segundo disse, o amor por Cabo Verde é “a grande motivação” dos jovens estudantes universitários, destacando a iniciativa da Associação Nostalgia de Cabo Verde constituída por cabo-verdianos residentes em França de contribuir no processo de desenvolvimento de Cabo Verde.
Considerou, por outro lado, que o país tem obtido ganhos no quesito da promoção da inclusão social e que Associação de Estudantes da Universidade Cabo Verde está empenhada em dar o seu contributo no cumprimento dos objectivos do país.
Por seu turno, o gestor da Lumiarte, João Melo enalteceu a visita das associações almejando que esta iniciativa traga frutos num futuro próximo.
“Para falar a verdade, conhecemos ainda muito pouco quer da Associação Associação Nostalgia de Cabo Verde e Associação de Estudantes da Universidade Cabo Verde, mas esperamos que com esta visita possamos estabelecer parcerias para que possamos trabalhar juntos”, disse.
A Semana com Inforpress