"Garantir que todos os alunos da Escola Primária Matchik – Tchik da Cidade de Maputo têm acesso a uma secretária - e deixam de escrever e ler sentados no chão -, que podem aprender sob um teto que realmente os abriga e protege das intempéries, e que usam instalações sanitárias condignas", é o objetivo de um ’Sunset Solidário’ em Macau, indicou a Somos! Associação de Comunicação em Língua Portuguesa, em comunicado.
A ajuda "será canalizada ainda para a construção de uma minibiblioteca, que fortalecerá o projeto pedagógico da escola e valorizará o gosto dos alunos pela leitura. Um espaço que será igualmente aberto a todas as crianças do bairro de Polana Caniço, onde se situa o estabelecimento de ensino, permitindo-lhes conhecerem outras realidades e idealizarem um futuro", acrescentou a entidade sem fins lucrativos.
Em 2022, no início do ano letivo, em janeiro, um relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) alertava que as crianças do ensino primário em Moçambique "estão ausentes da escola 39% do tempo", em média, e "apenas 48% dos alunos do ensino primário estão no ano certo de acordo com a sua idade".
A Semana com Lusa