NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Palácio da Cultura Ildo Lobo acolhe exposição “Primeru Passo” de Helder Cardoso 15 Junho 2018

O Palácio da Cultura Ildo Lobo, na Praia, acolhe, a partir desta sexta-feira, 15, a exposição “Primeru Passo” do artista plástico cabo-verdiano Hélder Cardoso. A iniciativa parte do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através da Direção Geral das Artes e das Indústrias Criativas.

Palácio da Cultura Ildo Lobo acolhe  exposição “Primeru Passo” de Helder Cardoso

Conforme a organização, a abertura do certame está prevista pelas 18h30, na Galeria Intelectual (2º piso) do Palácio da Cultura Ildo Lobo (PCIL).

«A exposição "Primeru Passu" surge no âmbito do ciclo ’Novos Talentos’ do PCIL, que tem como propósito divulgar o que se tem feito de novo nas artes em geral em Cabo Verde», lê-se na nota a que este jornal teve acesso.

Esta será a 7ª mostra deste ciclo, tendo já passado pelas salas do PCIL jovens e promissores artistas. São os casos de Tairine Vieira, Carlos Lopes, Nuno Prazeres, Dílcia Cardoso, Ayrton Cruz - todos são das artes plásticas, e a luso-descendente Denise Fernandes do setor audiovisual com a exibição de duas curtas metragens.

Percurso do artista

Segundo o MCIC, Hélder de Jesus Cardoso, 27 anos, é natural de Pedra Badejo, concelho de Santa Cruz de Santiago. Ele é formado em Engenharia Civil, mas labora como artista plástico de profissão. Tem desde pequeno a arte como paixão, tendo decidido há 4 anos aventurar-se pelo mundo das artes plásticas de forma profissional.

Já teve participação em algumas exposições coletivas em Cabo Verde, nomeadamente “Um korpo doz kurson” exposição que ocorreu no ano passado (2017) na cidade da Praia, entre artistas caboverdianos e guineenses. Ele participou também num festival de Arte Urbana em Portugal, em Maio de 2017, na Cova da Moura.

«O artista tem vindo a desenvolver alguns trabalhos de pintura mural, sendo de realçar as pinturas murais das ruas pedonais dos bairros da Várzea e da Terra Branca. Recentemente, o artista participou na exposição coletiva no Hotel Trópico “Nos Arte” com os artistas Nela Barbosa, Tutu Sousa, Sidney Cerqueira Luís Levy e Dilcia Cardoso», refere a organização da exposição desta semana no PCIL -Praia.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project