RADAR

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Esquerda e ataque da Direita-I 06 Fevereiro 2020

Preocupado com os ataques da direita, um observador contactou o Radar para comentar, com piada, de que a líder do PAICV está a incomodar a maioria. Considera que, tendo JHA saído reforçada do XVI Congresso, produziu discursos, com destaque sobre crimes de colarinho branco e presidentes de Câmaras Municipais que estão a funcionar como se fossem Delegados do Governo, que fizeram o MpD tremer. Por isso, critica que ventoinhas radicais já conhecidos fartaram de atacar, esta semana, a líder do maior partido da oposição. Para o amigo do Radar, esta investida «dos homens ao serviço do regime vigente» tem uma leitura: na mangueira que não tem manga não se dá com pedras – está tudo dito. É que, conforme a mesma fonte comentou para as atentas do Radar, o tiro está a sair pela culatra: Janira está a transformar-se numa verdadeira líder carismática incontornável na vida política nacional. Mas vamos esperar para ver e crer, como diz o Tomé!

Esquerda e ataque da Direita-I

Esquerda e ataque da Direita-II

Para o dito cujo, muito esforçado esteve o presidente da Associação Nacional do Município de Cabo Verde na sua ofensiva contra Líder da Oposição. Manuel de Pina, que é também Edil da cidade Velha e conhecido humoristicamente como cowboy da Ribeira Grande de Santiago (por causa de conflitos), insurgiu-se contra as alegadas afirmações da Janira Hopffer Almada, segundo as quais os presidentes das Câmaras Municipais estão a funcionar como se fossem Delegados do Governo. Goza, em gargalhada, o admirador do Radar que «a palhaçada foi de tal ordem», a ponto De Pina ter declarado Janira como inimiga pública do Municipalismo (Poder Local) e da descentralização, esquecendo-se do papel da oposição na fiscalização democrática. Sem medo do suposto combwoy da Cidade Velha, o presidente dos Autarcas do PAICV e da Câmara dos Mosteiros demarcou-se das afirmações de De Pina, asseverando que Janira diz a Verdade: as Câmaras geridas pelo MoD estão a funcionar com base nos programas e fundos do Governo central: PRRA, Fundo do Turismo e Fundo do Ambiente, entre outros. Carlos Fernandinho Teixeira desafiou que a sua Câmara não vai ficar submissa ao poder central, mesmo privilegiando boas relações institucionais com este. É caso para se dizer, que a procissão vai ainda no adro!

Esquerda e ataque da Direita-III

Mas a sanha da Direita cabo-verdiana contra a líder da Oposição foi mais longe com o ministro Abraão Vicente a acusar Janira Hopffer Almada de plágio ao Presidente do Brasil, Jair Balsonaro (tido como um extremista de Direita). Isto por considerar que, em alguns dos seus discursos, JHA expressou «Deus acima de tudo; Cabo Verde acima de tudo». Mas os olheiros do Radar lembram, ao «alegado ministro confusento», quem foi useiro e vezeiro desta expressão foi o MpD. Recordam, por exemplo, que tanto Carlos Veiga como Ulisses Correia e Silva, usaram, enquanto presidentes do partido, muito a expressão «Cabo Verde acima de tudo». É basta consultar os registos dos discursos das campanhas eleitorais e não só. Ou seja, brinca com humor a mesma fonte, isto está como cantou o Zeca e Zézé de Nha Reinalda do Bulimundo: Mocinhos, tempo dja muda.../ Pa esquerda bira pandreta/ Pandreta birá pá esquerda... Nos boka ka esta la!

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project