INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Reino Unido e Holanda sofrem atentado terrorista: 2 vítimas mortais em ataque com faca em Londres, vários feridos na Haia 30 Novembro 2019

Duas pessoas morreram esfaqueadas e três ficaram feridas na tarde de sexta-feira, 29, na ponte de Londres num ataque por um homem, que acabou abatido pela polícia. Horas depois, foi na capital holandesa, Haia, que em um atentado também à facada, vários menores ficaram feridos.

Reino Unido e Holanda sofrem atentado terrorista: 2 vítimas mortais em  ataque com faca em Londres, vários  feridos na Haia

Em Londres, a polícia acorreu de imediato e cercou o homicida que recusou entregar-se. Os agentes atiraram a matar quando o homicida ameaçou acionar o colete alegadamente explosivo, segundo as autoridades.

Vídeos partilhados nas redes sociais ao longo da tarde de sexta-feira mostram transeuntes a enfrentarem o atacante, o que foi saudado pelo presidente da cidade-capital, Sadiq Khan, que elogiou "a coragem dos concidadãos que arriscaram a vida para salvar outros".

Na Holanda, "três menores ficaram feridos", na mesma noite de sexta-feira, num ataque também à faca no centro da Haia, a capital política do reino. Os primeiros testemunhos indicam que as vítimas — todas menores e cujas idades ainda não se sabe exatamente — foram escolhidas de modo aleatório.

O ataque aconteceu na Grote Marktstraat, uma das maiores ruas comerciais do bairro haiano de Hofstad. O atacante ainda não foi encontrado e a polícia apela à ajuda do público.

2º ataque na ponte de Londres

O duplo homicídio que a Polícia Metropolitana está a tratar como um ato terrorista acontece poucos dias após o país ter baixado o nível de alerta terrorista pela primeira vez desde 2014.

É a segunda vez em dois anos que o local turístico, London Bridge, é alvo de um atentado terrorista. Em junho de 2017, onze pessoas morreram num ataque em que um veículo foi deliberadamente conduzido para atingir os pedestres que circulavam na ponte.

Os três ocupantes do veículo saíram na direção da zona vizinha de Borough Market onde começaram a esfaquear os clientes nas esplanadas. A investigação subsequente apurou que os três atacantes tinham sido inspirados pelo Estado Islâmico, que reivindicou o ataque.

Os três terroristas acabaram por ser abatidos quando deram mostras de que iam acionar os “coletes explosivos”. No final, descobriu-se que eram apenas falsos coletes explosivos.

— 

Fontes: Euronews/BBC/De Telegraaf. Relacionado: Atentado terrorista no Reino Unido, 5.jun.2017. Fotos: Den Haag/Haia: Ambulâncias no local do ataque no centro da capital holandesa. London Bridge na tarde de sexta-feira, com a polícia a impedir o acesso à multidão de curiosos no local.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project