Conforme o diretor do desporto da Câmara Municipal de Santa Cruz, Edmilson Barros, as atividades desportivas iniciaram no mês de junho com a disputa da Taça de Honra, que é uma espécie de troféu de homenagem a todas as figuras locais do desporto. «Cada ano, escolhemos uma modalidade para homenagear. Este ano decidimos homenagear os treinadores das épocas que vão desde 1960 até 1990», salienta Edmilson Barros.
Segundo a mesma fonte, o vencedor deste torneio inter- zonas foi a seleção da Zona Centro II, que bateu a sua congénere Centro I por 6 bolas a 1.
O diretor do Desporto da CMSC acrescenta que ainda neste mês julho deu-se início a algumas atividades desportivas, tais como ciclismo (prova de BMX Freesyle) e futsal, com um torneio no escalão juvenil. No passado dia 15 aconteceu um outro torneio, este de andebol, no escalão sub20.
Edmilson Barros destaca ainda que no início de julho começou um dos maiores eventos desportivos do concelho, a Taça Santiago Maior, que teve lugar no Estádio Municipal 25 de julho. O evento, explica a nossa fonte, contou com a participação de seis equipas: a do Município da Boa Vista, o No Pintcha dos Mosteiros como equipa convidada da ilha do Fogo, a seleção do Município do Tarrafal de Santiago, uma de Calheta, outra de Ribeira Grande de Santiago e ainda outra de Santa Cruz. A final deste torneio aconteceu no dia 20, tendo a seleção de Santa Cruz vencido a de Ribeira Grande de Santiago por duas bolas a zero.
Conforme o nosso entrevistado, na mesma data deu- se também início a uma regata. E na quarta-feira, 19, e na quinta-feira, 20, foram realizadas provas de natação no percurso Cais de Pesca/Areia Grande. Realizou-se também provas de ciclismo e atletismo denominadas “Santa Cruz a Correr”, bem como a final do torneio de futsal sub-15, no dia 18. No mesmo dia deu-se início ao torneio de futebol feminino sub-17. Nesta sexta-feira, 22 de julho, realiza-se o Beach Voltei, que é uma prova de atletismo na especialidade meia maratona de praia.
O diretor do Desporto da Câmara Municipal de Santa Cruz enfatiza ainda que foi difícil preparar e executar todas estas atividades desportivas no âmbito da festa de Nhu Santiago Maior 2023, mas concluiu que valeu a pena.