Na prova feminina, Adriana Almeida, internacional cabo-verdiana de 22 anos, voltou a brilhar nos palcos nacionais ao percorrer os 100 metros em 12:04 segundos, conquistando assim a sua primeira vitória nacional desta disciplina na categoria sénior.
Na segunda posição dos 100 metros posicionou-se a Jeisilene Monteiro, atleta sub-18, também da ilha do Sal com o tempo de 12:54, ao passo que Kiara Tavares, de Santiago Sul, fechou o pódio ao classificar-se no terceiro lugar, ao percorrer a distância em 12:74 segundos.
Já a nível masculino, o jovem atleta gambiano residente na Cidade da Praia, George Eid, 20 anos, foi o grande vencedor da prova dos 100 metros rasos em pista e destronou o atleta boavistense Eskilson Nascimento, 29 anos, e que vinha conservando o título nos últimos cinco anos.
O gambiano fez os 100 metros em 10:59 segundos, relegando Geovany Andrade de São Vicente para o segundo posto com 10:66 segundo, ao passo que o Eskilson Nascimento, que defendia o título nos 100 e 200 metros, quedou-se para o terceiro posto com o tempo de 10:99 segundos.
A disputa entre George Eid e Eskilson Nascimento foi emocionante, por se tratar de um tira-teimas entre dois atletas já conhecidos, já que no campeonato anterior o boavistense vencera o seu quinto título nacional dos 100 metros com um milésimo de segundos à frente do atleta da Gâmbia, que já reside há sete anos na capital cabo-verdiana.
A Semana com Inforpress