DESPORTO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Atletismo: Wilson Cabral e Jessara Xavier vencem edição 2023 da Corrida da Liberdade 13 Janeiro 2023

Os atletas santa-catarinenses Wilson Cabral e Jessara Xavier foram os vencedores da edição 2023 da Corrida de da Liberdade, realizada hoje, na Cidade da Praia, sob o lema “Desporto para Todos”.

Atletismo: Wilson Cabral e Jessara Xavier vencem edição 2023 da Corrida da Liberdade

O vencedor da categoria sénior masculino, 10 quilómetros (km), Wilson Cabral, disse que foi uma corrida “difícil” dada a forte competitividade do segundo lugar, (Artur Silva) e Kelton da Lamba, superada somente no “sprint” final.

Para o atleta santa-catarinense, que é também o dinamizador do atletismo em Santiago Norte, esta foi a melhor maneira de começar o ano e apontou como objectivo conseguir “mais pódios” nas próximas competições.

No grupo feminino, Jessara Xavier, que superou as concorrências de Edna Lima e Adalgisa Varela, classificadas na segunda e terceira posições, respectivamente, disse que foi uma corrida “muito fácil”.

“Nos primeiros cinco quilómetros comecei a relaxar porque estava sozinha na frente e por isso não era preciso fazer tanto esforço”, contou a jovem atleta natural de Assomada, que fez os 10 quilómetros em 42 minutos.

Os prémios monetários foram de 80 mil escudos, 60 mil e 40 mil escudos para os três primeiros classificados em seniores masculino e feminino (dez quilómetros), para além de recompensas até ao oitavo classificado.

Na categoria juniores/escolar (5 km) os que atingiram o pódio receberam dez mil escudos, oito mil e sete mil escudos, respectivamente.

Nos veteranos, em ambos os géneros, os prémios foram de 20, 15 e dez mil escudos para os três primeiros classificados.

Instituída pela edilidade praiense em 1998, para assinalar o Dia da Liberdade e da Democracia, a Corrida da Liberdade, que se assinala a 13 de Janeiro, contou com a participação de quase três centenas de atletas, entre participantes e competidores.

O director do desporto da câmara da Praia, Sandieta Sequeira, em declarações à Inforpress a “grande adesão” dos desportistas neste evento, considerando que os praienses estavam “sede” do desporto após o levantamento das restrições da pandemia da covid-19.

A prova foi realizada pela Câmara Municipal da Praia, em parceria com a Associação Regional de Atletismo de Santiago Sul. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project