Esse filme Safa’ih min dhahab/ Sapatos de ouro protagonizado por Hichem Rostom — aos 42 anos, na sua primeira grande obra cinematográfica, depois de mais de vinte anos no teatro — obteve importantes distinções, entre as quais o Prémio de Montagem na Exposição do cinema mediterrâneo de Valencia, Espanha 1990; o prémio da Seleção oficial do Festival de Cannes de 1989; o Prémio Máxmo do Festival do cinema africano de Khouribga, Marrocos em 1990.
Hichem Rostom, que se destaca ainda por ter um doutoramento em literatura e história do teatro, tem no seu currículo uma grande experiência na direção teatral, além de interpretação iniciada nos anos de 1960.
No cinema participou em mais de trinta filmes — tunisinos, franceses (Conde de Monte Cristo), italianos, ingleses e alemães. Destacam-se a sua interpretação de Fouad no filme de sucesso The English Pacient/O Paciente Inglês.
Natural de La Marsa nos arredores de Tunes, Hichem Rostom (26.5.1947-28.6.2022) foi homenageado no festival marroquino em junho, como divulgado no website oficial. O irmão comunicou que a terra de origem da família, La Marsa, é o último lugar de repouso do ator, que morreu "devido a doença prolongada". Fotos: Hichem Rostom em algumas das suas mais destacadas interpretações, como o do intelectual Youssef desencantado com a República da Tunísia fundada em 1956. Ao alto, o ator à d.ta com a esposa.