CINEMA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Atriz Chica Xavier " Mãe do Brasil" faleceu aos 88 anos 10 Agosto 2020

Morreu ontem (sábado, 8) a atriz Francisca Xavier Queiroz de Jesus, mais conhecida pelo seu nome artístico, Chica Xavier, com uma carreira de 60 anos nas telenovelas e no teatro.

Atriz Chica Xavier

Mais conhecida do grande público pelos personagens emblemáticas que eternizou em telenovelas da TV Globo, como Sinhá Moça, Dancin’Days, Renascer, também fez filmes como O Trem Pagador .

Menos conhecido fora do Brasil é que a baiana Chica Xavier foi também desde 1956 uma grande senhora do teatro brasileiro, como atriz e produtora.

Entre as homenagens nas redes sociais, destaca-se a da atriz Taís Araújo: "O céu recebe hoje a nobreza. Entre nós vivia uma nobre, uma rainha elegante, sábia, afetuosa, agregadora, ombro e colo para muitos. Salve a rainha Chica Xavier!".

Em 2013, Chica Xavier foi tema da biografia "Chica Xavier: Mãe do Brasil", escrita por Tereza Monteiro — que também escreveu a biografia da escritora Clarice Lispector.

A atriz deixa viúvo o também ator Clementino Kelé, com quem foi casada por 64 anos. Tiveram três filhos, Christina, Izabela e Clementino Junior, e três netos, Ernesto Junior, Luana Xavier e Oranyan.

Fontes: Globo. Fotos: Wikipédia.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project