INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Austrália: ’Rapaz do ovo’, de 17 anos, doa dinheiro doado a vítimas do atentado na Nova Zelândia 30 Maio 2019

O adolescente William Connolly saltou de novo para a ’primeira página’ agora pelo seu gesto de boa vontade ao entregar todo o dinheiro doado por quem quis assim reconhecer o valor do ’Heroi do dia 16 de março’, que há dois meses castigou, com um ovo na cabeça, a xenofobia do político Frazer Anning (foto).

Austrália: ’Rapaz do ovo’, de 17 anos, doa dinheiro doado a vítimas do atentado na Nova Zelândia

"Até que enfim!!! Após uma enorme burocracia, os $99.922,36 (em dólares australianos, 6.835 contos) foram transferidos hoje para a ’Fundação de Apoio às Vítimas de Christchurch’, tuìtou Connolly ontem (28) à noite (menos onze horas em Cabo Verde).

O dinheiro arrecadado destinava-se, primeiro, segundo uma campanha online a comprar “Mais ovos para lutar contra a xenofobia”, lançado no dia seguinte a esse 16 de março em que o jovem, indignado com as "bocas racistas" do político da extrema-direita, resolveu agir.

Depois, o dinheiro continuou a afluir — agora para pagar os custos da defesa do adolescente que a justiça intimou em abril a responder pelo seu ato.

Com o advogado a defendê-lo pro bono (gratuitamente), o dinheiro agora reverte para as vítimas do massacre de Christchurch que no dia 15 de março deixou mais de cinquenta pessoas mortas e dezenas de feridos.

Massacre na Nova Zelândia por australiano da extrema-direita justificado por Anning

Em clima de alta comoção causada pelo massacre perpetrado por um australiano na vizinha Nova Zelândia, o político Frazer Anning publicou no Twitter: "Alguém ainda duvida da ligação entre imigração e violência?"

A justificação do ato terrorista exacerbou a indignação, em plena comoção causada pelas cinquenta e uma mortes na vizinha Nova Zelândia de que é principal perpetrador um australiano.

Enquanto que o primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, anunciava que o governo ia tomar medidas contra os “comentários indignos” proferidos pelo senador Frazer Anning, um adolescente passou à ação.

Durante um evento do CNP no sábado, 16 (de março), algumas horas após a publicação no Twitter, William Connolly atirou um ovo à cabeça do senador useiro e vezeiro em ‘bocas’ racistas.

O senador de 69 anos revidou com dois murros na cabeça do rapaz de 17 anos, que continuou a filmar (foto). Os apoiantes do senador atiraram o rapaz ao chão e uns três homens começaram a agredi-lo, segundo mostram imagens televisivas a circular na internet.

Só a intervenção da polícia salvou o rapaz, que foi levado para a esquadra e "acabou por sair livre, já que ninguém apresentou queixa", segundo o site da ABC News. Mas no mês seguinte o caso chegou mesmo a tribunal.

Fontes referidas: Le Figaro/ DW.de/outras referidas. Foto (EPA) Ovo choco sobre político ’fascista’ —"Heroi do dia" atirou e filmou. LS

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project