Este domingo, o marechal Darren Goldie que, desde julho, coordena a NCS-Ciber-Segurança Nacional australiana fez o ponto da situação: "Esta interrupção deve continuar durante mais alguns dias e terá impacto sobre o tráfego de mercadorias nas partidas e chegadas en todo o território nacional", escreve Goldie na sua conta do X (ex-Twitter).
A reunião deste domingo com "vários representantes do governo e dos setores marítimo e logístico" incluiu a ANEMA-Agência Nacional da Austrália para a Gestão Emergencial e foi precedida, na véspera, de "várias reuniões para lidar com esta crise", reitera o coordenador da NCS, marechal da Royal Australian Air Force/Real Força Aérea Australiana.
A criação em julho da NCS-Ciber-Segurança Nacional australiana aconteceu sob a pressão de diversos ciberataques por hackers movidos pelo lucro que representa aceder a bases de stockagem de dados sensíveis.
Em novembro do ano passado, a maior seguradora do setor da Saúde da Austrália, Medibank, foi invadida por hackers que acessaram os 9,7 milhões de dados, incluindo fichas médicas de pacientes com informação confidencial (como toxicodependência, abortos).
Dois meses antes. em setembro de 2022, a operadora de telecomunicações Optus foi a primeira presa de ciberpiratas; hackers que acessaram os 9,8 milhões de dados pessoais de clientes.
Mais recente, a Optus, a segunda maior operadora de telecomunicações australiana, pediu de novo desculpa aos seus mais de 10 milhões de utentes afetados na semana passada por apagões na net, cortes nos telefones incluindo linhas de serviços de emergência médica, entre outros.
...
Fontes: Japan Today/ AFP/Japan Times/X (ex-Twitter). Relacionado: Ásia-Pacífico: Aliança EUA-Japão desafiada por míssil da Coreia do Norte — China denuncia pacto americano-britânico-australiano que "intensifica corrida às armas", 16.set.021. Foto (AFP): A Austrália que sob o pacto AUKUS integra(rá) o restrito clube de sete países com submarinos nucleares, está a ser alvo de ciberpirataria sobre a sua navegação comercial: a interrupção cibernética que "deve continuar durante mais alguns dias e terá impacto sobre o tráfego de mercadorias nas partidas e chegadas en todo o território nacional". MLL