INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Áustria: Primeiro-ministro demite-se — Suspeito de abuso de fundos estatais para ’limpar imagem’ 10 Outubro 2021

O pedido de demissão apresentado pelo chefe do governo austríaco — reconduzido nas legislativas antecipadas de há dois anos após o ’Ibizagate’ que fez cair o chanceler-adjunto — surgiu no sábado, após a divulgação de que Sebastian Kurz, de 35 anos, é agora o alvo de uma investigação por alegado "uso de fundos estatais" para garantir uma cobertura mediática favorável. O chanceler, nove subordinados e três organizações estão implicados no caso, segundo o comunicado judicial desta sexta-feira, 8.

Áustria: Primeiro-ministro demite-se — Suspeito de abuso de fundos estatais para ’limpar imagem’

Em comunicado televisivo aos austríacos, a partir da sede da chancelaria em Viena, Kurz afirmou a sua inocência e recomendou a entrega da chefia do governo ao ministro dos Negócios Estrangeiros, Alexander Schallenberg. Sai do governo, mas vai assumir o seu lugar de deputado no parlamento pelo ÖVP, Partido Popular, que continua a presidir.

O Ministério Público austríaco informou que na quarta-feira "os investigadores munidos de mandado entraram nos locais-alvo da busca", como o Ministério das Finanças, a sede do ÖVP partido do governo coligado.

Por seu turno, a secretária geral-adjunta do partido conservador, Gaby Schwarz, confirmou que a sede do ÖVP foi objeto de uma busca "no âmbito de uma investigação em curso".

Ao mesmo tempo, Schwarz denuncia "a encenação" por trás destas "acusações fabricadas com base em factos velhos" datando de 2016.

O vice-chanceler Werner Kogler, dos Verdes, considerou que estas revelações "por enquanto" não afetam o trabalho corrente da coligação governamental. Mas na mesma linha de Gaby Schwarz denuncia "os ataques dos conservadores contra a justiça", ministério atribuído aos ecologistas.

Sebastian Kurz, um primeiro-ministro sui generis

O mais jovem ministro da história austríaca, tomou posse aos 31 anos, em novembro de 2017. Caiu dezoito meses depois, em maio de 2019, após o escândalo de chanceler-adjunto ’caçado’ como espião da Rússia.

Outros factos: Kurz só tem o Gymnasium und Realgymnasium, equivalente ao 12º ano. O Deutsche Welle deu-o como estudante de direito quando o ÖVP o elegeu como líder após ele se destacar na ala juvenil do partido conservador, mas o único diploma que consta no seu Curriculum Vitae é mesmo o do ensino secundário. É além disso o detentor do recorde de "chefe de governo mais novo a nível mundial".

Usa recursos de comunicação controversos. Orador dotado e sobretudo com uma atitude controversa e polarizadora , Kurz conseguiu com o seu discurso inflamado contra a imigração, e em especial a islâmica, levar o partido a penetrar em todos os bastiões do Partido Social-Democrata e conseguir entrar num governo de coligação com os sociais-democratas em 2015.

Entre os talentos de Kurz reveladores de uma atitude controversa e polarizadora, está o famoso slogan "Schwarz macht geil" — das eleições regionais de 2010 — atribuído ao então militante da ala juvenil do ÖVP.

A frase pode significar "O preto põe-te sexy" ou "O preto excita-te", em que "preto" tem como sabemos dois significados. Um, referencial, que é a cor, e em especial a cor que simboliza o partido de Kurz. Outro, tem que ver com as várias conotações de preto, desde o referente ’racial’ ao controverso sentido percecionado que associa "preto" a símbolo de (repita-se, uma percecionada) liberdade sexual.

Como Aldous Huxley em Admirável Mundo Novo: "O grande líder conduz até o comportamento privado dos liderados, chega ao âmago da sua intimidade para melhor o controlar" e recompensa-o com "sexo divertido sem responsabilidade". Mas isso seria no século XXV.
---
Fontes: DW.de/Le Monde/Euronews/France 24/Die Presse/Foto (Reuters): Kurz deixou o governo, no sábado, 9 e continua a presidir o ÖVP. Vai assumir o seu lugar de deputado no parlamento pelo Partido Popular da Áustria, definido pelo nacionalismo que beira a xenofobia, a islamofobia.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project