INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Áustria ecologista: Governo ÖVP-Verdes de maioria feminina empossado 10 Janeiro 2020

O presidente austríaco, Alexandre Van Bellen, que foi candidato dos Verdes, deu posse esta quarta-feira, 8, ao governo que coliga os conservadores do ÖVP e os Verdes, com uma agenda ecologista atrativa no contexto atual em que a questão da mudança climática está no centro do debate mundial. Sebastian Kurz, 33 anos, o mais jovem primeiro-ministro, tem no seu elenco governativo nove mulheres e oito homens, com ele incluído.

Áustria ecologista: Governo ÖVP-Verdes de maioria feminina empossado

Ao fim de três meses de duras negociações, a Áustria já tem governo: Chanceler do ÖVP, vice-chanceler dos Verdes. Um total de dez ministros do ÖVP e quatro ministros dos Verdes. As importantes pastas do Ambiente e da Justiça atribuídas a ministras dos Verdes.

O chanceler Kurz, do ÖVP-Partido Popular Austríaco, em coligação com os Verdes teve de fazer várias concessões: carbono-zero em 2040 e até lá as emissões de carbono serão pagas a um preço dissuassor. Até 2030 toda a eletricidade provirá de energias renováveis, os transportes aéreos serão mais caros e os ferroviários mais baratos.

A tomada de posse cem dias depois das legislativas mostra como foram duras as negociações que fizeram entrar, pela primeira vez, no governo o partido ’Os Verdes’ — com uma subida notável de 3 por cento para 14% em dois anos.

Essas eleições do último domingo de setembro confirmaram o regresso do chanceler Sebastian Kurz (2º a contar da esquerda na foto), mas com o seu ÖVP a obter apenas 37,1 por cento precisava de um parceiro de coligação. O Partido Social-Democrata, com 21,3%, excluiu-se logo afirmando que ia ser oposição.

Fontes: DW.de/Referidas. Relacionado: Áustria: Partido Popular confirma-se vencedor, falta saber com quem chanceler Kurz coligará — Verdes são forte aposta, 01.out.019; Áustria: Governo cai após escândalo de chanceler adjunto ’caçado’ como espião da Rússia — Legislativas antecipadas, 28.5.2019; Áustria: Legislativas antecipadas domingo, 29 — Sondagens apontam vitória de Kurz, 29.9.2019. Foto: O presidente Alexandre Van Bellen, o chanceler Christian Kurz, o vice-chanceler Werner Kogler, de ’Os Verdes’, e todo o gabinete de maioria feminina.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project