AUTÁRQUICAS 2020

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Autárquicas 2020/Paul: Candidatos apresentam propostas para o setor agrícola do município 11 Outubro 2020

Os candidatos António Aleixo Martins, do MPD, Sandro António Lopes, da UCID, e Carlos Pires Ferreira, do PAICV, admitem que a gestão da água, o escoamento dos produtos e a praga dos mil-pés têm dificultado o setor da agricultura do Concelho do Paul.

Autárquicas 2020/Paul: Candidatos apresentam propostas para o setor agrícola do município

A candidatura do PAICV tem a plena consciência que “tem havido alguma produção, mas o escoamento dos produtos fica sempre limitado, já que o seu mercado restringe somente Porto Novo e São Vicente”. Outro problema prende-se com a praga dos mil-pés, o grande responsável pelo isolamento agrícola desta que é uma das ilhas mais produtivas de Cabo Verde.

Segundo Carlos Pires Ferreira, a ideia é criar condições para para que os agricultores e unidades industriais possam vender os seus produtos em todas as ilhas do arquipélago. Conforme diz,

«Pensamos também em melhorar no sentido de introduzir novas práticas na agricultura e garantir um melhor escoamento dos produtos”, indica, por seu turno, Sandro Lopes da UCID.

Os candidatos do MpD e da UCID acreditam que criar parcerias com as Câmaras do Barlavento e do Sotavento, e com os privados seria uma das soluções possíveis para alavancar a agricultura do Concelho do Paul.

António Aleixo Martins apresenta ainda como proposta para a melhoria do ambiente de trabalho entre a Câmara Municipal e os operadores agrícolas, sobretudo naquilo que pode ser a gestão da água e de rega gota-a-gota com sistemas mais modernos. Por seu lado, a candidatura da UCID aposta numa forma sustentável de usar as energias renováveis (eólica, hídrica e solar) para bombagem de água para as zonas mais altas.

Carlos ferreira do PAICV está convencido que o investimento na agricultura tem sido praticamente inexistente no concelho. Neste sentido, diz acreditar que o aproveitamento das águas quer de nascentes, que dar chuvas, projetos para mobilização e gestão da água, para uma melhor distribuição e técnicas de rega mais em específico a rega gota-a-gota, são apostas certas para o desenvolvimento do setor agrícola do Paúl.

O candidato do partido tambarina promete empoderar os proprietários e produtores agrícolas no sentido de mostrar a vantagem de fazer uma agricultura moderna, ou seja, fazer o melhor uso dos recursos hídricos do concelho. Sobre a equipa que o PAICV propõe para liderar o município, Carlos Ferreira diz “apostar na formação dos agricultores e fazer os jovens arriscarem na agricultura, porque é uma área que promete trazer mais rendimento”.

Da agenda dos contatos com a população a comitiva do MpD fez visitas porta-a-porta na localidade de Cabo de Ribeira. Já a UCID optou por não fazer deslocações este domingo, e conforme diz Sandro Lopes, o tempo chuvoso tem dificultado as visitas.

Por outro lado, a caravana do PAICV visitou a comunidade de Santa Isabel. Para as eleições do dia 25 de outubro, no concelho do Paul, estão inscritos 5.331 eleitores. Em 2016 o número de inscritos foi de 5.250 dos quais apenas 3.876 votaram.

AC/OS

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project