AUTÁRQUICAS 2020

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Ribeira Grande de Santo Antão: Candidatos apostam em politicas para o desenvolvimento do desporto 12 Outubro 2020

O Município da Ribeira grande tem destacado ao longo dos anos no aparecimento de atletas, que muito têm dado as suas contribuições à ilha, tendo, por isso, destacado na matéria a nível nacional. Um feito, que segundo os candidatos à câmara municipal, merece todo o apoio do município com melhorias ou adopção de políticas capazes de colocar a ilha das montanhas no topo do desporto nacional.

Ribeira Grande de Santo Antão: Candidatos apostam em politicas para o desenvolvimento do desporto

Para o candidato Orlando Delgado, do MpD, que concorre à sua própria sucessão à Câmara, acredita que a Ribeira Grande é um dos municípios de Cabo Verde que mais tem investido em matéria do desporto.

O Edil cessante justifica que, a construção de infra-estruturas, ao longo do seu mandato, nomeadamente em placas desportivas, no estádio João Serra, na Cidade da Ponta do Sol, a construção do pavilhão desportivo David Fortes, que está numa fase bastante avançado da execução das obras, entre outros, são ganhos importantes para o desporto na ilha.

Salienta ainda que, caso vençam as eleições de 25 de Outubro, têm em vista a construção de mais dois estádios de treino relvados: um na freguesia de Santo Crucifixo e outro na freguesia de São Pedro Apóstolo.

Nesta segunda-feira, a comitiva do candidato do MpD percorreu as localidades de Figueiras, Corda, Lagoa e visitou a cadeia Civil da Ponta do Sol. Amanhã estão previstas deslocações as zonas de Figueiral, cidade da Ponta do Sol e Cruzinha.

Já o candidato do PAICV, Odailson Bandeira, afirma que a maioria das placas desportivas não apresenta as mínimas condições para realização de actividades desportivas, isto quando se fala em falta de saneamento, casa de banho e balneários.

No que toca a campos relvados Odailson Bandeira aponta que o número é muito insuficiente e que o estádio João Serra, em Ponta do Sol, precisa de ser reabilitado. É neste sentido que propõe construir um estádio em Tarrafal de Povoação ou em Chã de Arroz, um em Coculi e outro em Chã de Igreja.

Infraestruturas, segundo diz, dentro das realidades financeiras que o município consegue suportar e fazer com que as modalidades sejam praticadas em melhores condições.

Defende a criação de um concelho municipal do desporto, que seria um órgão que irá fazer um levantamento de todas essas necessidades, em termos de infra-estruturas, mas também de capacitação e formação de dirigentes desportivos, árbitros, de jogadores, para assim conseguirmos desenvolver um espírito competitivo.

Esta segunda-feira, a equipa do candidato fez visitas porta-a-porta em São Pedro Apóstolo, Mocho, Cruzinha e Chã de Igreja.

Por seu lado, o candidato Independente, Paulino Dias, avança que o concelho tem sofrido com a ausência de política, infraestruturas de má qualidade ou mal geridas, o que no seu entender acaba por refletir a “fraca sustentabilidade das agremiações desportivas do município”.

A mesma fonte propõe criar uma política municipal para o desporto que será um instrumento de orientação da atividade de intervenção quer da Câmara Municipal, quer dos atores do desporto, preparado com o envolvimento de todas as entidades, clubes, atletas, e ainda com contribuições do público.

“Consideramos esta proposta ser um instrumento fundamental para uma boa gestão, um bom planeamento do desporto em R. Grande”, finaliza Paulino Dias.
O mesmo estuda a possibilidade de criação de um fundo municipal para o desenvolvimento do desporto o que permite uma cerca previsibilidade dos recursos canalizados para o desenvolvimento do desporto no município.

As zonas de Tarrafal de povoação Ponta do Sol foram algumas das localidades visitadas pela comitiva do candidato Paulino Dias.

OS/AC

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project