POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Autárquicas 2020/ Fogo:“Câmara dos Mosteiros é exemplo de como as câmaras devem funcionar, pois presidente não é delegado do Governo” – líder do PAICV 17 Agosto 2020

A presidente do Partido Africano de Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição, disse sábado, 15, que Mosteiros é um “grande exemplo” da forma como as câmaras devem funcionar e que o presidente não é delegado de nenhum Governo.

Autárquicas 2020/ Fogo:“Câmara dos Mosteiros é exemplo de como as câmaras devem funcionar, pois presidente não é delegado do Governo” – líder do PAICV

Janira Hopffer Almada, que presidia na noite de sábado ao ato da apresentação pública dos candidatos a presidência dos órgãos autárquicos do município dos Mosteiros ( Fábio Vieira à Càmara e Lúcio Fernandes Miranda à presidencia da Assembleia Manuciopal), aludiu, segundo a Inforpress, que o atual presidente da câmara dos Mosteiros, Carlos Fernandinho Teixeira, é um “grande exemplo de que o presidente não é delegado do Governo “para cumprir ordens sem reclamar, não defendendo os interesses dos munícipes e dos municípios”.

Referiu que Carlos Fernandinho Teixeira reclamou sempre que Mosteiros não foi tratado com a dignidade que merece, como aconteceu na discriminação negativa aquando da atribuição da verba para fazer face a seca e ao mau ano agrícola, tendo reclamado ao mesmo tempo que mobilizou recursos e parcerias externas para proteger os mosteirenses.

Outro exemplo apontado aconteceu com a pandemia em que o autarca dos Mosteiros foi “o primeiro” a mobilizar recursos para acudir a população com a criação do fundo de emergência para responder às necessidades da população.

Para a líder do PAICV, cada ator político tem o seu papel, destacando que os presidentes de câmaras têm o seu e o Governo o seu, e que, por isso, não é necessário que o primeiro-ministro inaugure todas as praças, calçadas, lombas e rotundas, “não porque as obras não são importantes, mas porque não é o seu trabalho”.

“O primeiro-ministro deve tratar da saúde, educação, transportes, agricultura, segurança, luta contra a pobreza” destacou a líder da oposição, sublinhando que Cabo Verde precisa de um primeiro-ministro que assume o seu papel, deixando que os presidentes de câmaras assumam os seus compromissos com os seus municípios.

Segundo a mesma fonte, na sua intervenção, Janira Hopffer Almada disse que a governação de um partido de esquerda progressista como o PAICV é diferente da governação de um partido neoliberal, observando que a nível do poder local também a visão é diferente.

Por isso, vincou, a visão do PAICV para o poder local passa por uma “boa governação, pela transparência na gestão de fundos públicos e colocação de munícipes e de cidadão como foco das prioridades”.

“O PAICV apresenta a estas eleições com candidatos capazes, competentes, com dignidade e carácter para responder às expectativas da população, mas com uma visão transformadora e progressistas dos seus municípios”, apontou Janira Hopffer Almada, indicando que para os Mosteiros a aposta recaiu na dupla constituído por dois jovens com “maturidade, capacidade e com visão” para continuar a elevar o nome do município, dando continuidade ao “grande trabalho” feito por Carlos Fernandinho Teixeira durante o seu mandato.

Para Janira Hopffer Almada, o PAICV tem uma “grande dívida” para com Fernandinho Teixeira, porque, explicou, “é um grande homem pela forma como exerceu o poder e na forma como sai do poder”, observando que sai preparando o caminho para futuras vitórias.

Hoje, a líder do maior partido da oposição tem programado uma reunião com a Comissão Política Regional e com os cabeças de listas dos três municípios da ilha para as eleições autárquicas.

No período da tarde irá presidir o ato de apresentação pública dos candidatos a presidência dos órgãos do município de Santa Catarina do Fogo, sendo que a escolha para a câmara recaiu na figura do autarca, Eugénio Miranda da Veiga, conclui a Inforpress.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project