CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Autárquicas: Grupo de independentes lança candidatura no Sal com Aldirley Gomes como cabeça de lista 11 Julho 2020

O ex-membro do Gabinete de Turismo da Câmara Municipal do Sal Aldirley Gomes, 41 anos, vai ser o cabeça de lista do grupo independente Sociedade em Acção para a Liberdade (SAL), à Câmara Municipal nas próximas eleições autárquicas.

Autárquicas: Grupo de independentes lança candidatura no Sal com Aldirley Gomes como cabeça de lista

O anúncio foi feito hoje pelo movimento em comunicado, alegando ter “uma visão contemporânea”, centrada no “desenvolvimento humano” e adaptada à nova realidade da crise económica e sanitária provocada pela covid-19.

“Uma visão capaz de dar origem a uma nova condição social, económica e cultural na ilha do Sal, uma política alternativa, capaz de mobilizar toda a sociedade salense e que seja capaz de combater sem tréguas, a marginalização da Ilha do Sal”, adianta o comunicado do movimento.

Para implementar tais ideias, o grupo diz contar com a “visão e experiência” de Aldirley Gomes, 41 anos, que já foi vice-presidente da comissão política do MpD local, um “velho conhecido” da actual Câmara Municipal do Sal, onde chegou a integrar o Gabinete de Turismo da autarquia.

O grupo independente Sociedade em Acção para a Liberdade SAL diz que o seu candidato a presidente da autarquia tem sido uma “voz activa” na defesa da ilha natal.

Formado em Informática e Turismo, o candidato tem um passado ligado à autarquia do Sal, onde chegou a fazer parte, em 2004, de um outro grupo independente, GIMDS, liderado na altura por Jorge Figueiredo, actual embaixador de Cabo Verde em Angola.

“Aldirley Gomes esteve ligado à governação da ilha até o presente mandato de Júlio Lopes, participando da génese de projectos e transformações inovadoras que constituem activos para a ilha e para a Câmara Municipal do Sal, nomeadamente a Escola Municipal de Artes Tututa, o Gabinete Municipal para O Turismo e Desenvolvimento Empresaria do Sal, e o Gabinete de Informática da Câmara Municipal do Sal”, especifica a nota de imprensa.

O candidato assegura que é “determinante e imprescindível” para o presente e o futuro da ilha “trazer uma equipa jovem, competente e principalmente comprometida com o Sal, fazendo uso de uma mentalidade contemporânea, capaz de conduzir esse processo de desenvolvimento de forma planeada integrada e inclusiva”.

“Entrei para a política no ano de 2004, depois de quase dois anos desempregado e com família para sustentar. Nesta altura, trabalhei em armazéns, vendi ovos em carrinho de mão pelas ruas da Ilha do Sal, vendi gelados e outros produtos que eu mesmo confeccionava. Percebi que o meu desemprego não tinha nada a ver com as minhas competências ou falta delas”, afirma Aldirley Gomes, reconhecendo que o País “falhou na criação das oportunidades para a sua Juventude”.

O candidato independente pelo Sal alega ter abandonado o projecto do MPD para o presente mandato por identificar “falta de compromisso do partido com a ilha do Sal”.

“Eu abandonei o projecto do MPD por considerar que não está comprometido com a Ilha do Sal. Não estávamos fazendo tudo o que podíamos fazer para criar melhores condições de vida aos cidadãos”.

Apontou como “grande prova” desta falta de compromisso com o Sal a manutenção, desde 2016, de “centenas de casas fechadas e a degradar-se, enquanto as pessoas habitam em barracas”, bem como o “facto de se estar arrastando a construção de outras tantas moradias” para serem “distribuídas em época eleitoral”

“Isto não é de quem governa com boa fé, as pessoas não podem estar reféns das estratégias política, isto não é aceitável”, firma Aldirley Gomes.

O movimento acredita que “o desenvolvimento só pode acontecer de “dentro para fora”, querendo dizer que a ilha terá de “encontrar as soluções que precisa, entre nós, na Ilha do Sal e isso pressupõe que tenhamos capacidade de decisão e de organização endógenas para a eficiência das decisões e das medidas adoptadas”.
A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project