Coforme a Inforpress, esse desafio foi lançado no IV Encontro de Eleitos Municipais do PAICV da Ilha de Santiago, a decorrer hoje na Cidade da Praia, tendo na agenda um balanço dos dois mandatos, seja nos municípios onde o PAICV é poder seja nos municípios onde é oposição.
Para o porta-voz do encontro e eleito da Assembleia Municipal de São Lourenço dos Órgãos, Victor Baessa, o objectivo é fazer uma avaliação das acções realizadas desde o início do mandato até este momento e, sobretudo, nas autarquias lideradas pelo PAICV ver onde devem ser feitos os acertos e traçar novos rumos intensificando as boas práticas.
“Para além do balanço nós vamos lançar uma perspectiva em termos de qual vai ser a nossa estratégia para podermos trabalhar no sentido de completar o mandato de uma forma mais positiva e perspectivar estratégias para os novos embates eleitorais de 2024”, disse Victor Baessa.
Neste sentido informou que, para além de fazer o balanço e perspectivar novas acções, da agenda do encontro consta uma palestra subordinada ao tema “Direitos e Deveres dos Eleitos Municipais”, tendo como oradora a ex-presidente do PAICV e deputada Janira Hopffer Almada.
“Os eleitos municipais precisam conhecer os seus direitos e os seus deveres. Este tema também está a ser discutido na perspectiva de podermos contribuir para a revisão dos estatutos dos eleitos municipais que está programada para ser discutida nos próximos tempos a nível da Assembleia Nacional”, disse o porta-voz da reunião.
A nível da ilha de Santiago indicou que o grande desafio do partido é manter as cinco câmaras municipais conquistadas em 2020 e conquistar novas câmaras municipais.
“Nos vamos para o embate eleitoral de 2024 querendo eleger, pelo menos, seis câmaras municipais para sermos maioria na ilha de Santiago, mas o nosso score deve ser mais elevado. Vamos trabalhar para ganhar todas as câmaras municipais na ilha de Santiago”, disse.
Segundo ainda a Inforpress, Victor Baessa reconheceu que não vai ser tarefa fácil, mas sublinhou que o partido quer incutir na mente dos eleitos actuais, militantes e simpatizantes que é preciso trabalhar muito para conquistar todas as câmaras municipais de Santiago e conquistar a maioria das câmaras municipais de Cabo Verde e ser, pela primeira vez, o partido da maioria nas autarquias.
Neste momento, o partido lidera oito dos 22 municípios do País, designadamente, Praia, Ribeira Grande de Santiago, São Domingos, Santa Cruz e Tarrafal, na ilha de Santiago, os municípios de São Filipe e Mosteiros, na ilha do Fogo, e o da Boa Vista.