ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Autárquicas São Vicente: PAICV anuncia contribuição para estabilidade governativa da Câmara e descarta eleições antecipadas 20 Novembro 2020

O presidente da Comissão Política Regional do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Alcides Graça, descartou, hoje, a necessidade de eleições antecipadas em São Vicente e prometeu “fazer tudo para a estabilidade governativa da Câmara Muncipal de São Vicente (CMSV) ”.

Autárquicas São Vicente: PAICV anuncia contribuição para estabilidade governativa da Câmara e descarta eleições antecipadas

Alcides Graça, que falava em conferência de imprensa em reação ao ambiente que se viveu durante à instalação dos órgãos municipais, estranhou a posição do presidente reeleito, Augusto Neves, por se mostrar disponível para ir para eleições antecipadas.

Para o líder do PAICV em São Vicente citado pela Inforpress, um cenário de eleições antecipadas só se justifica por instabilidade. “Não há nenhuma instabilidade. O povo de São Vicente quis que a câmara e a assembleia fossem plurais e o PAICV está disponível para os entendimentos necessários para garantir a estabilidade governamental. Agora, se o presidente da Câmara Municipal de São Vicente (CMSV) disser isso, e quiser fazer isso, nós vamos ver até onde vai a sua arrogância e a sua prepotência”, reagiu Alcides Graça.

Segundo a mesma fonte, “o povo de São Vicente não merece isso”, porque “assim quis e decidiu”, reiterando que “o PAICV vai responder a vontade do povo de São Vicente e não será nunca uma força de bloqueio, mas sim colaborante e uma força para contribuir para a estabilidade”.

“Não há necessidade, não interessa à São Vicente, em primeiro lugar, não interessa à Cabo Verde, o povo de São Vicente não merece isso. Só se for por churria (vontade/desejo) do presidente da CMSV, mas um cenário de eleições antecipadas tem que decorrer no âmbito da lei”, defendeu o responsável, lembrando que “a lei não permite ao presidente deitar abaixo a câmara, nem a assembleia”.

Para Alcides Graça, as declarações de Augusto Neves, mostrando-se aberto a eleições antecipadas, são um “acto de desespero de quem não está habituado a governar com diferença”.

Isto porque, elucidou Graas, Augusto Neves “sempre governou com maiorias absolutas, quer com a UCID, de 2016 a 2020 sozinho e, por isso ele tem dificuldade em fazer acordos de governabilidade”.

Instado a reagir sobre as declarações da presidente de mesa da assembleia provisória que chamou os outros partidos de “assaltantes”, Alcides Graça afirmou que se tratou de uma “situação aflitiva” para a presidente provisória, que acabou por reagir de forma “intempestiva”.

“Ela foi muito infeliz nas suas declarações, mas eu acredito que, pelo menos, do lado do PAICV vamos desconsiderar aquelas declarações e vamos sim fazer tudo para garantir a estabilidade governativa em São Vicente”, reafirmamos.

Questionado se há contactos para a distribuição de pelouros, o presidente do PAICV em São Vicente disse que ainda não tiveram nenhum contacto nesse sentido.

“Mais uma vez essa iniciativa deve partir do presidente eleito, nós não fomos contactados, não sabemos o que ele pensa, estamos tranquilamente à espera”, declarou.

Alcides Graça foi também instado sobre o facto do Movimento Independente Más Soncente (MIMS) ter sido o partido menos votado, mas mesmo assim ter conseguido a vice-presidência da Assembleia Municipal de São Vicente.

Para o presidente do CPR do PAICV em São Vicente o MIMS não fez história e lembrou que isso já aconteceu no passado, precisamente em 2008 em que o Movimento Modernizar São Vicente elegeu Helena Leite como deputada e ela também foi eleita vice-presidente da mesa da AM.

Segundo ainda a Inforpress, Alcides Graça avançou que no entendimento com a UCID acordaram que o MIMS ficasse com a vice-presidência por um acto de fair-play, para garantir a estabilidade dentro da Assembleia Municipal, algo que promete que o PAICV fará durante o mandato.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project