A autoridade marítima cabo-verdiana avisou que nas próximas 24 horas a visibilidade no arquipélago é moderada, por vezes má, devido à bruma seca e/ou poeira em suspensão, revela a Lusa.
Haverá também vendo moderado a fresco, passando a fresco ou muito fresco, por vezes forte, com rajadas ocasionais nas zonas ocidentais durante o período da manhã de sábado.
Segundo a mesma fonte, estas condições climatéricas vão afetar gradualmente setores interilhas.
"A Autoridade Marítima informa a todos os armadores, proprietários, patrões e pescadores em geral, que por razões de segurança encontra-se interdita a saída para o mar das embarcações de pesca local, botes e pequenas embarcações de boca aberta a nível nacional", determinou o IMP, referindo que o aviso é válido pelas próximas 24 horas.
Segundo apurou este jornal, o mesmo vem acontencdo com os aviões que estão a cancelar as ligações interilhas - os voos para a ilha do Fogo foram todos suspensos.
Recorde-se que a bruma seca é uma tempestade de poeira proveniente do deserto do Saara e que é habitual em vários períodos do ano em Cabo Verde e quando começa demora vários dias, explica a Lusa.