MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Avalanche nas montanhas Tian Shan: Turistas escapam por um triz 15 Julho 2022

O que leva o ser humano a enfrentar o perigo, arriscar a vida ... só para contemplar um pôr de sol, tirar uma selfie com uma avalanche a decorrer? Talvez a resposta esteja no que disse uma antepassada que viveu até aos anos 1970 e se despediu da vida nestes termos: "munde e bnite" mesmo perante tanta "dor de munde" de que foi testemunha no seu século.

Avalanche nas montanhas Tian Shan: Turistas escapam por um triz

O fascínio perante a beleza e ou a potência do que nos rodeia, o espírito de aventura, a curiosidade perante o mundo e mesmo "a vaidade das vaidades" terão levado os nove britânicos e um americano a viver uma experiência radical nas montanhas Tian Shan do Quirguistão, minutos antes de uma avalanche que arrastou tudo ao longo de quilómetros, atirou pedras a quilómetros de distância.

"Ouvimos o gelo a estalar, vi a neve aproximar-se e o ar ficou irrespirável".

Passada a avalanche, com o grupo protegido dentro do abrigo onde o fotógrafo entrou no último milésimo de minuto, fizeram o balanço às baixas: arranhões e escoriações mas se ninguém morreu foi por um triz. Experiência a não imitar!

Fonte: Suplemento Travel da BBC. Foto: Tian Shan, a cadeia montanhosa na Ásia Central abrange quase 3,5 mil km entre o Uzbequistão/Uzbekistan e a China, passando pelo Quirguistão/Kyrgyzstan e Casaquistão/Kazakhstan.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project