O Chefe do Governo fez essa declaração após um encontro com o Major-General Adjunto da Guarda Nacional do Estado de New Hampshire (EUA), David Mikolaities, quando questionado pela imprensa sobre o assunto.
Ulisses Correia e Silva, que esteve acompanhado da ministra da Defesa Nacional, Janine Lélis, adiantou que este encontro serviu para reforçar a parceria assinada em Fevereiro do ano passado, com a Guarda Nacional do Estado de New Hampshire.
Segundo Ulisses Correia e Silva, o aparelho adquirido pela ASA e que irá ser colocado à disposição da Guarda Costeira para garantir serviços de vigilância da zona marítima de Cabo Verde, serve para apoiar as situações de emergência médica, busca e salvamento, e deverá chegar ao País no primeiro semestre de 2024.
Neste particular afirmou ainda que esta parceria já começou a dar frutos, tendo em conta as acções de formação dos pilotos e técnicos de manutenção para o avião da Guarda Costeira, realizadas nos Estados Unidos da América e em Cabo Verde, onde se deslocou uma equipa médica para ministrar workshops, nas ilhas de Santiago e São Vicente, entre outras acções já realizadas.
“Reforçar competências e meios de busca e salvamento, de evacuação médica e vigilância marítima é um objectivo para o qual estamos a trabalhar com a colaboração da Guarda Nacional de New Hampshire”, sublinhou o chefe do Executivo, ressaltando a parceria de referência com os EUA na Defesa e Segurança.
“A visita foi também uma oportunidade para uma viagem num helicóptero da Guarda Nacional de NH e sermos informados sobre a prontidão e a operacionalidade de meios para busca e salvamento, em zonas montanhosas que são usadas para actividades de “trekking” turístico, adiantou, tendo em conta o que acontece nas ilhas de Santo Antão e do Fogo.
Recorde-se que o acordo de Parceria entre o Ministério da Defesa Nacional de Cabo Verde e a Guarda Nacional do Estado de New Hampshire, foi assinado a 4 de Fevereiro de 2022, e que através de uma resolução do Conselho de Ministros, no passado mês de Abril, o Governo autorizou a Direcção-Geral do Tesouro a conceder um aval à ASA para a garantia de um financiamento bancário para a aquisição de uma aeronave.
Conforme garantiu o primeiro-ministro na altura, a aquisição deste aparelho através de um processo de contratualização, vai colocar o avião à disposição da Guarda Costeira e o Orçamento de Estado vai inscrever anualmente verbas correspondentes à amortização do empréstimo.
A Semana com Inforpress