Conforme uma nota de imprensa enviada às redações pelo Governo, esse montante será canalizado para o reforço do projeto “Apoio ao Programa de Cantinas Escolares e Segurança Alimentar”, que também conta com o suporte do Grão-Ducado do Luxemburgo, e que vai permitir apoiar as famílias mais vulneráveis.
Segundo as informações avançadas, esta reposta do BAD vem na sequência da solicitação feita pelo Executivo, no quadro das medidas mitigadoras dos impactos da escalada de preços dos alimentos e dos combustíveis, e visando uma maior resiliência do sistema alimentar no país.
“O Governo de Cabo Verde enaltece a rápida resposta que o BAD tem dado à crise alimentar em países africanos, na sequência da invasão da Rússia na Ucrânia, através do lançamento da “Facilidade Africana de Produção Alimentar e de Emergência”, a fim de evitar uma crise iminente no continente africano”, lê.se no comunicado.
O documento lembra que Cabo Verde é um dos países que se encontra em boa posição para receber recursos dessa ferramenta de financiamento, sob a forma de apoio orçamental setorial, que acaba de ser aprovada.
De acordo com a mesma fonte, o Governo expressou a sua mais alta consideração ao BAD e ao Governo do Grão-Ducado do Luxemburgo pelo apoio contínuo e comprometeu-se a continuar a trabalhar com eles para enfrentar a crise alimentar em África.
Asemana com Inforpress