ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

BCV revê em baixa previsão de crescimento económico para 2022 devido à guerra na Ucrânia 06 Maio 2022

O BCV prevê uma moderação do crescimento económico no intervalo de 3,5 e 4,5 por cento (%) para 2022, devido ao cenário de conflito e de tensão geopolítica, enquanto a inflação deverá atingir os 7,3%.

BCV revê em baixa previsão de crescimento económico para 2022 devido à guerra na Ucrânia

Os dados foram apresentados hoje em conferência de imprensa proferida pelo governador do Banco de Cabo Verde (BCV), Óscar Santos, convocada para a apresentação do Relatório da Política Monetária de Abril de 2022, que faz o balanço dos efeitos das medidas de políticas implementadas nos últimos seis meses.

O governador do BCV realçou os impactos das medidas de políticas monetárias e orçamentais visando mitigar os efeitos da crise pandémica sobre a liquidez, o rendimento das famílias mais vulneráveis e sobre as empresas.

Conforme indicou, as estatísticas mais recentes mostram que a economia nacional seguia no “caminho certo” da recuperação até surgir a nova ameaça que foi o conflito na Ucrânia.

“O PIB em volume cresceu 7,0% em 2021, o que compara com recessão histórica de 14,8% registada em 2020. Por outro lado, o perfil da inflação manteve-se moderado com a taxa de variação média dos últimos 12 meses do índice de preços no consumidor (IPC) a fixar-se em 1,9% em finais de 2021”, apontou.

Óscar Santos adiantou que, ainda nos primeiros dois meses de 2022, as informações provisórias apontavam que, em termos homólogos, as remessas dos emigrantes cresceram 42%, em termos trimestrais, as reexportações de bens cresceram cerca de 170%, e as exportações de pescados em cerca de 25%.

O Investimentos Directo Estrangeiro (IDE) manteve-se estável e as contas externas registaram uma melhoria em 2021 com destaque para a evolução do défice da balança corrente que atingiu 13,2% do PIB contra os 16,5% de 2020, para o qual concorrem, sobretudo, os aumentos registados nas remessas dos emigrantes, bem com nas outras transferências correntes privadas.

“O IDE realizado no País em 2021, registou um crescimento de 55% face ao ano anterior, associados maioritariamente ao investimento de emigrantes”, frisou Óscar Santos destacando ainda o crescimento da oferta monetária e o aumento do estoque de reservas internacionais líquidas do País em 2,7% em 2021.

Entretanto adiantou que, com o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, as perspectivas económicas para 2022 ficaram fortemente influenciadas pelos elevados níveis de incerteza e aumento dos riscos e tensões geopolíticas e financeiras.

“Perante este cenário de conflito e de tensão geopolítica, o BCV prevê uma moderação do crescimento económico no intervalo de 3,5 a 4,5% para o ano de 2022”, precisou.

Óscar Santos explicou que as actuais projecções face às divulgadas em Outubro, que apontavam para o crescimento económico acima dos 5,0%, reflectem uma revisão em baixa do crescimento do PIB, como consequência da perda do poder de compra induzida pela subida da inflação e da revisão em baixa do crescimento das economias dos principais parceiros económicos do País.

“A taxa média anual da inflação deverá situar-se em 7,3% em 2022, reflectindo os elevados preços das matérias primas energéticas e não energéticas e sua transmissão aos preços internos”, referiu o Governador do BCV.

Para os próximos seis meses o BCV, de acordo com Óscar Santos, deverá continuar com medidas acomodatícias, considerando as actuais pressões inflacionais, e os estímulos monetários para promover a concessão do crédito à economia.

Assim o BCV decidiu manter as taxas de juros de referência, nomeadamente as taxas das facilidades permanentes de cedência de liquidez, de absorção da liquidez, bem como a taxa directora e o coeficiente das disponibilidades mínimas de caixa nos níveis actuais.

Conforme o relatório, as reservas internacionais líquidas do País continuarão a garantir, pelo menos, cinco meses de importações de bens e serviços projectadas para 2022.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project