ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Banco Mundial disponibiliza mais quatro mil milhões para vacinação em África 02 Julho 2021

O Banco Mundial anunciou esta quinta-feira, 01, que vai disponibilizar quatro mil milhões de dólares (3,3 mil milhões de euros) para mais de 50 países em desenvolvimento, metade dos quais em África, para a distribuição de vacinas contra a Covid-19.

Banco Mundial disponibiliza mais quatro mil milhões para vacinação em África

De acordo com a Agência Lusa, o Banco Mundial vai disponibilizar em doações ou financiamento altamente concecional, com juros muito baixos, quatro mil milhões de dólares para a compra e distribuição de vacinas contra a Covid-19 em 51 países em desenvolvimento, metade dos quais estão em África", anunciou a entidade norte-americana em comunicado.

A instituição lembra que, no total, já foram aprovados mais de 150 mil milhões de dólares, cerca de 126,6 mil milhões de euros, para combater os impactos económicos, sociais e de saúde da pandemia.

"Este financiamento é parte do compromisso do Banco para ajudar os países de baixo e médio rendimento a adquirirem e distribuírem vacinas, e fortalecerem os seus sistemas de saúde", acrescenta-se no texto, citado pela nossa fonte.

O financiamento do Banco Mundial aumentou 50% desde 2020, "ajudando mais de 100 países a enfrentarem necessidades de saúde emergentes, a fortalecerem a preparação dos seus sistemas de saúde e a proteger os mais vulneráveis e os empregos, fomentando uma recuperação "amiga" do ambiente".

Entre as quase três dezenas de países africanos que vão beneficiar dos quatro mil milhões de dólares anunciados, estão os lusófonos Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

"Ainda há desafios significativos relativamente à hesitação e à distribuição de vacinas, mas estamos a tomar medidas em todas as frentes para enfrentar estes desafios, trabalhando em solidariedade com os parceiros regionais e internacionais para desembolsar doses ao maior número possível de pessoas e melhorar a vigilância, preparação e resposta à doença", comentou o diretor de operações do Banco Mundial, Axel von Trotsenburg, conforme escreve a Lusa.

O financiamento "é flexível" e pode ser usado pelos países para adquirirem doses das vacinas através da Covax ou do Grupo de Trabalho para a Aquisição de Vacinas em África (Avatt) ou através de outras fontes, e financia também a preparação logística para a vacinação das populações.

De salientar que o continente africano já ultrapassou os 5,5 milhões de casos de contaminação por Covid-19, anunciaram esta quinta-feira, as autoridades africanas sanitárias, apontando que há 88% de recuperações da doença, equivalente a 4,8 milhões de pessoas.

Recorde-se que a pandemia de Covid-19 já provocou, pelo menos, 3.949.567 mortos no mundo, resultantes de mais de 182,1 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project