ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Banco Mundial oferece mais de US $ 200 milhões para ajudar a aumentar o acesso à eletricidade na África Ocidental e na região do Sahel 24 Abril 2019

O Conselho do Grupo Banco Mundial aprovou, no passado dia 17 de abril, o Projeto Regional de Eletrificação Off-Grid (ROGEP), que inclui US $ 150 milhões em forma de crédito e doações da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA). A mesma entidade aprovou ainda uma doação de recuperação contingente, no valor 74,7 milhões de dólares, destinada ao Fundo de Tecnologia Limpa para ajudar o Banco de Desenvolvimento da África Ocidental e o Centro de Energia Renovável e Eficiência Energética da CEDEAO a expandir o acesso à eletricidade para populações em 19 países da África Ocidental e na região do Sahel, incluindo Cabo Verde.

Banco Mundial oferece mais de US $ 200 milhões para ajudar a aumentar o acesso à eletricidade na África Ocidental e na região do Sahel

Segundo uma nota da imprensa do Banco Mundial a que o ASemanaonline teve acesso, o objetivo geral da ROGEP é aumentar o acesso à eletricidade de residências, empresas e instituições públicas usando modernos sistemas solares autónomos por meio de uma abordagem regional harmonizada. Espera-se que o projeto beneficie cerca de 1,7 milhão de pessoas que atualmente vivem sem conexão de eletricidade ou com fornecimento não confiável, bem como empresas e instituições públicas que usarão modernos sistemas solares autónomos para melhorar seus padrões de vida e atividades económicas.

“Até agora, apenas 3% das famílias na África Ocidental e no Sahel são servidas por sistemas domésticos solares independentes, e 208 milhões de pessoas na sub-região não têm acesso à eletricidade. O projeto visa ajudar os formuladores de políticas regionais a enfrentar as barreiras para criar um mercado regional para sistemas solares autónomos, que é essencial para reduzir a pobreza energética na região, e empresários para aproveitar oportunidades nesse mercado por meio do desenvolvimento de soluções empresariais escaláveis ”, disse Rachid Benmessaoud, Diretor Coordenador para a Integração Regional na África Ocidental .

Destaca ainda que “o novo projeto ajudará a adotar normas e regulamentos regionais para estabelecer um mercado regional com políticas harmonizadas que atrairão agentes de mercado maiores para o benefício de todos os países participantes."

Embora os sistemas solares autónomos tenham um grande potencial de mercado na África Ocidental e no Sahel, os investimentos em energia renovável fora da rede ficaram para trás na sub-região. Sublinha que o novo projeto maximiza o financiamento para o desenvolvimento, concentrando-se em investimentos privados para implantar tecnologias inovadoras. Ao desenvolver um mercado regional, o mesmo ajudará a atender melhor o importante crescimento da demanda por eletricidade confiável e ajudará a criar empregos.

O novo projeto está alinhado com as metas gémeas do Grupo Banco Mundial de redução da pobreza e prosperidade compartilhada e o Plano de Negócios Climáticos da África. Além disso, implementará um piloto para testar modelos de negócios para eletrificar escolas e clínicas de saúde críticas para o Projeto Capital Humano na África Ocidental.

A Associação Internacional de Desenvolvimento do Banco Mundial (IDA) , criada em 1960, ajuda os países mais pobres do mundo fornecendo doações e empréstimos de juros baixos a zero para projetos e programas que impulsionam o crescimento econômico, reduzem a pobreza e melhoram a vida das pessoas pobres. A IDA é uma das maiores fontes de assistência para os 75 países mais pobres do mundo, 39 dos quais estão na África. Recursos do IDA trazem mudanças positivas para 1,5 bilhão de pessoas que vivem nos países da AID. Desde 1960, a IDA tem apoiado o trabalho de desenvolvimento em 113 países. Os compromissos anuais atingiram em média US $ 18 bilhões nos últimos três anos, com cerca de 54% indo para a África.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project